Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ananda Jacques lança single nesta sexta, às 22h, em show no Maloca

21 de Dezembro de 2018 às 06:13

Ananda Jacques lança single hoje, às 22h, em show no Maloca A compositora sorocabana comanda um show ao lado de sua nova banda e com participações de oito cantoras. Crédito da foto: Divulgação

Uma canção, uma festa. Para celebrar o lançamento do novo single “Macumba de apartamento”, nas principais plataformas de música digital, a cantora e compositora sorocabana Ananda Jacques comanda um show ao lado de sua nova banda e com participações de oito cantoras. A apresentação ocorre nesta sexta-feira (21), às 22h, no Maloca Centro Criativo (rua Francisco Scarpa, 321, Centro). O ingresso custa R$ 10 e será vendido no local.

A nova música, segundo Ananda, dá início a uma série de cinco singles -- será um lançamento a cada mês -- que farão parte do seu primeiro EP [extended play], ainda sem nome. O show desta sexta-feira (21), por sua vez, em que estará rodeada de parceiras musicais, é definido pela artista como uma festa, “para comemorar todo o amor que eu recebi durante esse ano”, diz.

No palco, Ananda Jacques estará acompanhada de sua nova banda, formada pelas musicistas Menian Miranda (violão), Marina Rodrix (bateria e percussão), Silvia Dias (baixo), Juliana Keiko (percussão corporal) e Marina Maeve (percussão).

Com repertório totalmente autoral, com exceções para releituras de uma canção de Elza Soares e outra de Luedji Luna, Ananda dividirá o microfone com as cantoras Andressa Oller, Clara Nolasco, Dane Abdelnur, Flor Maria, Gabrela, Joéssica Borges, Paula Cavalciuk e Shee Alienn. A direção de arte é de Ella Vieira. “O fato de só ter participações de mulheres é uma casualidade, quase uma coincidência, mas não é. É porque eu tenho muitas afinidades em trabalhar com elas, mas não é para ser um mote proposital ou algo especial por isso. Na verdade, deveria ser algo normal”, comenta.

Produzido de forma independente, e com participação da mesma banda que se apresentará nesta noite de sexta-feira (21), o EP marcará a inserção formal de Ananda em sua carreira como compositora, afinal ela já é cantora conhecida da noite sorocabana, por apresentações em bares e eventos corporativos. “O meu lado de criar, que até então só tinha mostrado para as pessoas mais próximas, veio primeiro e é mais forte do que o interpretar”, afirma a artista, que começou a criar as próprias músicas como uma brincadeira, aos oito anos de idade. “Tenho muitas canções engavetadas”, diz.

No final de novembro, Ananda venceu o prêmio de Melhor Cantora na 13ª edição do Prêmio Lollo Terra de MPB, em São Miguel Arcanjo, ao defender sua canção intitulada “Amor de cafeína” -- que também fará parte do EP -- e considerada a sua “primeira música romântica”.

Já “Macumba de apartamento”, afirma, foi composta a partir de reflexões sobre a polissemia da expressão macumba, eventualmente empregada de maneira pejorativa. “Me disseram que macumba é tambor. E dizem também que macumba pode ser uma grande festa. Tenho escutado também que macumba pode ser qualquer coisa: o chá que tomamos quando chegamos em casa à noite, uma reza poderosa que nossa bisavó nos ensinou quando ainda éramos crianças. Nossos pequenos rituais e nossa fé gigantesca”, comenta. “Pois que gritem ‘macumba’ aos nossos costumes, nossa dança, nossa música. Isso não é xingamento. Os nossos corpos hoje não aceitam mais serem demonizados”, completa. (Felipe Shikama)