Cultura

Ana Maria Braga pede desculpas por falar em racismo reverso

Ana Maria Braga pede desculpas por falar em racismo reverso
Apresentadora usou o termo para falar sobre BBB 21. Crédito da foto: Divulgação

Ana Maria Braga disse no Mais Você desta segunda-feira, dia 1º, que Lumena, uma das participantes negras do Big Brother Brasil 21, cometeu um ‘preconceito reverso‘ com Carla Diaz, que é branca. Após sua fala repercutir mal nas redes sociais, a apresentadora se retratou. Ela iniciou o programa de ontem pedindo desculpas pelo ocorrido. Ana contou que acompanhou as postagens na internet e disse que errou ao afirmar que há “racismo reverso” de negros contra brancos.

“Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando de branquitude da Carla Diaz. Eu usei ’preconceito reverso”, “racismo reverso”. E veio críticas e eu busquei a informação. Na maioria das vezes, neste assunto, somos desinformados‘, começou ela.

Leia mais  Morre o pai do apresentador Yudi Tamashiro, aos 56 anos

“E muitos ativistas criticam o conceito de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Racismo é um sistema de opressão e, para ter racismo, tem que ter poder. Negros não têm poder institucional para serem racistas contra brancos”, explicou.

“Nesse assunto a gente é muito desinformado. Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido usar essa expressão. Me desculpem, eu errei”, concluiu a apresentadora. (Estadão Conteúdo)

Comentários