Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alunos do curso de fotografia do Coeso expõem em Brasília

16 de Outubro de 2018 às 07:51

Alunos de fotografia expõem em Brasília Imagens, como a da aluna Aline Barrientos, retratam cenas do cotidiano - Foto: Aline Barrientos / Divulgação

Quinze participantes do projeto “Foco no futuro”, do Centro de Orientação e Educação Social (Coeso), estão expondo, esta semana, fotografias na mostra “Brasil de contrastes: a realidade da desigualdade social no país”, que acontece em Brasília. Eles participam de um curso gratuito de fotografia -- que vem sendo realizado em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) -- e estão tendo a oportunidade de expor seus trabalhos no Espaço Mário Covas, que fica dentro da Câmara dos Deputados.

[irp]

 

Alunos de fotografia expõem em Brasília Detalhes estão presentes nas imagens expostas - Foto: Caique Kamiya/Divulgação

A mostra -- aberta nesta segunda-feira (15) e que segue até a próxima sexta-feira (19) -- reúne 30 fotografias, no formato 40 cm x 60 cm, que retratam desigualdades do Brasil. A exposição reforça o trabalho de formação destes alunos no universo da fotografia. Para o professor do curso, o publicitário e fotógrafo Kleber Virtuoso, o que mais chama a atenção é que não basta apenas ter um bom equipamento e saber manuseá-lo, é preciso despertar o olhar para a composição fotográfica, independentemente do tipo de câmera que é usado. “Isso prova que o talento já existe; ele só precisa ser despertado e incentivado”, diz Kleber. “Certamente será uma experiência que eles jamais esquecerão. É a chance de ser a voz do povo na sede do governo federal por meio de um belíssimo trabalho de fotografia. Temos muito orgulho deles”, emenda Roberto Freitas, presidente do PTS.

Trabalho social

Alunos de fotografia expõem em Brasília O grupo acompanha a exposição na capital federal - Foto: Divulgação

Iniciativa da Coeso -- instituição que realiza projetos de cunho social em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade -- o curso reúne os alunos, uma vez por semana, como forma de prepará-los para ter a fotografia como uma profissão. Os alunos que estão expondo seu trabalho esta semana fazem parte da sétima turma e seguem em aulas até dezembro. São oferecidas diversas oficinas, entre elas, práticas de fotojornalismo, foto publicitária, moda, social, smash the cake, newborn, estúdio, Photoshop e treinamentos em saídas fotográficas.

[irp]

 

Ao longo dos anos de existência do curso, as turmas já tiveram oportunidade de expôr na Câmara Municipal de Sorocaba e na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Nossa primeira mostra foi no Palacete Scarpa. Hoje já temos centenas de alunos formados que têm na fotografia uma forma de auxílio em sua remuneração”, conta Kleber. Os cursos anuais acontecem sempre entre agosto e dezembro. 

Galeria

Confira a galeria de fotos