Buscar no Cruzeiro

Buscar

Altos do Ipanema tem teatro e oficinas gratuitos hoje e amanhã

14 de Agosto de 2018 às 17:09

O "Teatro a Bordo", o primeiro teatro móvel solar do Brasil, estaciona nesta terça-feira (14) em Sorocaba, no Residencial Altos do Ipanema, na zona norte (avenida Um, ao lado do Condomínio Bem-Te-Vi).

Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o "Teatro a Bordo" utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.

O "Teatro a Bordo" oferece programação diversificada, gratuita e livre para todas as idades, com personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação.

Dois dias

Nesta terça, as atividades começam às 9h, com o cortejo de chegada dos artistas nas escolas do bairro. Às 15h haverá a oficina "confecção de bonecos brincantes" e às 17h os artistas chegam ao teatro. Já na quarta-feira (15), feriado do aniversário de Sorocaba, às 16h haverá mais uma oficina de confecção de bonecos, seguida da peça "A princesa e o gigante", às 17h. Às 18h haverá apresentações de artistas da cidade, seguidas de sessão de curtas-metragens. Às 19h30 a programação se encerra com a peça "De sol a sol".

As atividades são promovidas pelo Instituto CCR, com apoio da CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e tem realização da Berthi Produção e Arte.