Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Alita’ é a única estreia da semana nos cinemas de Sorocaba

14 de Fevereiro de 2019 às 04:31

‘Alita’ é a única estreia da semana ‘Alita’ narra as aventuras de uma adolescente ciborgue. Crédito da foto: Divulgação

Produzido por James Cameron, responsável por algumas das maiores bilheteria da história do cinema, com “Titanic” e “Avatar”, “Alita: anjo de combate”, a única estreia da semana nas salas de cinema de Sorocaba, narra a evolução e as aventuras da ciborgue Alita (Rosa Salazar), uma jovem adolescente que acorda sem lembranças em um mundo pós-apocalíptico, três séculos depois de uma catástrofe tecnológica.

Com a ajuda do doutor Dyson Ido (Christoph Waltz), que reconstrói o seu corpo danificado, Alita vai lembrando o seu passado e seu verdadeiro espírito de lutadora, com o qual tentará mudar a ordem estabelecida.

[irp posts="50735" ]

 

A obra é baseada no mangá dos anos 90 do japonês Yukito Kishiro e tem direção de Robert Rodríguez (“Sin city” e “Era uma vez no México”). Com uma estética ciberpunk -- que mistura decadência e alta tecnologia --, músicas pesadas e efeitos especiais, o filme apresenta uma trama de suspense com muita ação e personagens surpreendentemente sólidos, principalmente a protagonista.

“Sempre gostei das personagens femininas fortes, mas esta era diferente. Por se tratar de uma adolescente, passa por grandes momentos na sua transformação para mulher, precisa encontrar a sua identidade, o seu lugar no mundo”, contou James Cameron à Agência Efe.

Cameron revelou que, quando há 20 anos foi apresentado ao mangá de Kishiro pelas mãos do amigo Guillermo del Toro, pensou imediatamente em levá-lo ao cinema, por sua filha, que tinha 6 anos. “Pensei: ‘tenho que fazer algo para ela, devo ver o mundo através dos olhos de uma mulher jovem, que cresce e encontra o seu lugar’, e me pareceu que esta era a maneira de fazer isso, mediante a fantasia e a ficção científica”, afirmou.

Embora tenha se apaixonado pelo tema, o projeto cinematográfico ficou parado durante vários anos, enquanto Cameron completava outras obras, até que um dia decidiu convidar Rodríguez para dirigir o filme.

“Eu sabia que ele era a pessoa adequada para fazer um grande filme quando me ajudou com o roteiro. Reduziu as minhas 189 páginas para 129 sem excluir nada fundamental da história”, contou. Cameron disse que o filme “não teria saído” se não tivessem encontrado em Rosa Salazar a atriz ideal para interpretar Alita, capaz de combinar ingenuidade, generosidade e força, ou se as imagens geradas por computador (CGI) “não tivessem funcionado”.

Rosa, cuja atuação foi processada com tecnologia de captura de movimento, teve que se colocar na pele de uma menina “ingênua e muito aberta emocionalmente, que à medida que descobre o seu passado ganha confiança e se torna mais complexa”.

Na opinião de Cameron, o interessante de Alita como heroína é ser combativa, mas com um grande coração: “Ela luta para proteger os que gosta, ou seja, o amor em primeiro lugar”, completou o premiado cineasta canadense. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)