Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museu em Itu recebe ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira

15 de Fevereiro de 2019 às 00:01

Agenda A Orquestra Ituana de Viola Caipira fará um ensaio aberto no domingo - Foto: Divulgação

No domingo (17), às 10h, o Museu da Energia de Itu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja. Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira possui uma composição inusitada

-- é divida em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. O grupo tem orientação da musicista Célia Maria Trettel da Costa e do violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill). O Museu da Energia de Itu fica na rua Paula Souza, 669, no Centro de Itu.

Teatro

A Cia Clássica de Repertório apresenta nesta sexta-feira (15), às 19h, mais uma sessão da peça “Veredas da salvação”, montagem realizada a partir do projeto Ator em Construção. “Veredas da salvação” foi escrita entre os anos de 1957 e 1963, e estreou em 1964 pelas mãos de Antunes Filhos. Considerada um marco da dramaturgia nacional, ela representa uma virada na dramaturgia de Jorge Andrade que se volta para a classe brasileira mais desfavorecida. Inspirado em um episódio verídico ocorrido na cidade de Malacacheta, no sertão de Minas Gerais, a peça é o símbolo do desamparo, do descaso e da crendice dessa parte excluída da sociedade brasileira. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O Teatro Escola Mario Persico fica na rua da Penha, 823. A classificação é 14 anos.

Cabiru

O Coletivo Cê realiza neste sábado (16) a 20ª edição do Sarau/Festa Cabiru. O evento começará às 20h e seguirá até às 3h, com a esquete teatral “Plano de fuga”, com a Cia. Vida em Ação, a performance drag (Ref.)lexos (Macabéa), o lançamento do clipe “Trava da oeste”, de Teodora Régia, que também fará apresentação musical. A discotecagem focará no clima é carnavalesco, com pop, axé, samba e funk. A entrada é gratuita e, segundo a organização, o objetivo do evento é promover o encontro de artistas, agitadores culturais, professores e quem mais se interessar, numa ponte para reflexões e a poesia o pano de fundo para que pessoas que acreditam no poder transformador da arte criem laços afetivos. A classificação etária é 16 anos. O Coletivo Cê fica na avenida Newton Vieira Soares, 325, no Centro de Votorantim.

Música

Também no sábado (16), das 10h às 12h, acontece mais uma apresentação do grupo Entre Amigos na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury (rua da Penha, 673, no Centro). A ação faz parte do projeto Encontros com a MPB, que ocorre quinzenalmente na unidade. O repertório contará com canções de Pixinguinha, Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Maria Rita, Caetano Veloso, entre outros. Na ocasião, eles também abrem espaço para aqueles que gostam de cantar se apresentarem. O grupo Entre Amigos é formado por Nico (violão), Gustavo Arruda (violão), Manoel Moreno (bateria), Joaquim (baixo), Osório Nascimento (baixo) e Ite (pandeiro). A entrada é gratuita.

Agenda “Where to invade next” será exibido sábado - Foto: Divulgação

Documentário

O Fora da Caixa Coletivo promove a exibição do documentário “Where to invade next” (“Onde invadir agora”), de Michael Moore, no sábado (15), às 15h. Sempre de forma crítica, o diretor e ativista revela na obra as diferenças entre as escolas americanas e de outros países da Europa e Islândia. O evento é aberto e a organização pede a confirmação de presença pelo email [email protected]. Contribuições serão livres. O Fora da Caixa fica na rua Riachuelo, 437, no Vergueiro.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos