Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição 'Trilhando memórias' é opção gratuita em Sorocaba

18 de Setembro de 2018 às 10:42

Agenda “Trilhando memórias” conta histórias sobre a Estrada de Ferro Sorocabana. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Segue aberta até o final de setembro, com entrada gratuita, a exposição “Trilhando memórias”. A mostra está no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a visita pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A exposição é o resultado do projeto “Trilhando memórias -- histórias, espaços e a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, de Larissa Rizzatti Gomes. Na mostra, o público pode conferir vídeos, com relatos de dez trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, mostrando diversos aspectos que constróem a memória da ferrovia. O MEFS fica na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026.

CCBEU

Acontece nesta terça-feira (18) às 19h30, na Câmara Municipal de Sorocaba, uma sessão solene para marcar o início das comemorações pelos 75 anos do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), que serão completados em 2019. A sessão será presidida pelo vereador Hudson Pessini e terá a participação de profissionais, parceiros, alunos e ex-alunos. O CCBEU nasceu em Sorocaba após uma visita do cônsul americano Cecil Cross à cidade, em 1944, quando foi lançada a ideia da criação de uma associação voltada à difusão da cultura americana e também brasileira, de forma a estreitar os laços entre as nações.

Sertanejo

O Aquário Cultura de Votorantim será palco nesta quarta-feira (19) de mais um evento para os amantes de sertanejo. A “Quarta sertaneja” terá início às 19h, com apresentação de Jarbas e o show do Trio Horizonte, além de artistas convidados. A entrada é gratuita. O Aquário Cultura fica na avenida Moacir Oséias Guiti, 41, Jardim Paraíso. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

Formação

A Prefeitura de Sorocaba está com inscrições abertas, até 26 de setembro, para instituições interessadas em promover oficinas gratuitas para formação artística afro-brasileira. As atividades acontecerão a partir de novembro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Parque das Laranjeiras. Estão sendo aceitas propostas para oficinas de canto com repertório de cantigas de Afoxés, oficina de dança com referências aos Orixás, oficina de percussão voltada para instrumentos tocados no Afoxé, como o agogô, atabaque, xequerê, e oficina de formação sócio educacional da cultura afro-brasileira, com referências históricas e contemporâneas. O edital de chamamento foi publicado no Jornal do Município do dia 14 de setembro.

Oficina

A Prefeitura de Porto Feliz e o Pontos MIS realizarão na próxima sexta-feira (21), às 18h, na Estação das Artes, a oficina “Figurino: luz, câmera e ação!”. Durante quatro horas serão apresentados os diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais, como curtas metragens, publicidade, reality shows e obras cinematográficas. A atividade é gratuita e há limite de 20 vagas, para participantes com mais de 14 anos. Os interessados devem realizar as inscrições na Estação das Artes, que fica na rua Othoni Joaquim de Souza, 15 ou pelo telefone (15) 3261-2126.