Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda cultural tem palestra, oficina de teatro e contação de história

20 de Outubro de 2018 às 09:26

Agenda O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) fica na avenida Afonso Vergueiro. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (4/9/2018)

Ferrovia - O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) sediará um ciclo de palestras educacionais gratuito com o objetivo de valorizar o contexto ferroviário na região de Sorocaba. A primeira atividade ocorrerá amanhã, às 14h30, quando Leandro Guidini, autor do livro “O trenzinho da Aurora” e do site “O vapor mínimo”, falará sobre “Bitolinhas: a história da Estrada de Ferro Perus-Pirapora e Estrada de Ferro Votorantim”. A entrada é gratuita. De acordo com Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana), além de ser uma atividade cultural, o ciclo de palestras agregará a população maior conhecimento das antigas ferrovias da cidade. No dia 4 de novembro outro tema abordado será “Trem Republicano”, com Fábio Grizoto; a palestra do dia 11 de novembro será com Rafael Prudente Corrêa, sobre “A eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana”. Para encerrar, no dia 25 de novembro, Eric Mantuan abordará o “Trem Ouro Verde 80 anos”. A atividade é gratuita. O MEFS está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 553, no Centro.

Homenagem - O Coletivo Cultural Fora da Caixa realiza hoje, às 15h, uma homenagem aos 87 anos do arcebispo da cidade do Cabo, Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Será exibido um documentário que retrata parte de sua jornada e luta pelos direitos do sul-africanos. Haverá, ainda, bate-papo sobre a importancia do perdão e de como levar uma vida com contentamento e propósitos altruístas. A atividade será realizada na rua Riachuelo, 437, no Vergueiro. Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo link www.foradacaixacoletivo.com.br/openzine/viva-desmond-tutu.

Oficina - O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), em parceria com o Shopping Cidade Sorocaba, promove hoje, das 14h às 16h, uma “oficina de teatro infantil”. A atração gratuita terá diversas atividades lúdicas como pintura facial, jogos teatrais e encenação da peça teatral “Os saltimbancos”, programada para às 15h. O teatro adaptado e dirigido por Paulo Ribeiro é protagonizado por Gabriela Guilhen, Laís Nathali, Larissa Rosa e, também, pelo diretor Paulo Ribeiro. A oficina será realizada no piso L2 (ao lado do Espaço Cultural) do shopping, que fica avenida Itavuvu, 3.373.

Leiturando - Hoje, às 15h, pais e filhos podem participar gratuitamente de mais uma edição do projeto Leiturando na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. Desta vez, a Cia. Contandinho, formada pela dupla Leila Chinelatto e Soraia Uno, vai contar a história “A floresta de letras”. Promovida pela Prefeitura, a atividade é voltada a crianças até 10 anos de idade e a participação é gratuita.