Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda

18 de Setembro de 2020 às 00:01

Agenda Ana Kfouri entra em cena às 21h30 de hoje. Crédito da foto: Divulgação

Teatro em casa - Dentro da série Teatro #EmCasaComSesc, hoje, às 21h30, Ana Kfouri (foto) apresenta “Uma Frase Para Minha Mãe” texto do francês Christian Prigent com direção da própria atriz. O solo coloca em cena a experiência do despertar para a língua e para a literatura por meio da mobilização de sensações afetivas e corporais ligadas à figura da mãe e da relação com a língua materna. É também um convite ao público para, em tempos de pandemia e isolamento, conectar-se à força da palavra. Ana Kfouri é diretora, atriz, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Curso de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Atualmente, realiza pós-doutorado na UFRJ. Em 2017, a atriz inaugurou seu espaço, o Centro de Estudos Ana Kfouri - CEAK, dedicado à pesquisa artística. Além disso, integrou de 1992 a 2013 o corpo docente da Oficina de Atores da TV Globo. Esta é uma realização do Sesc em parceria com o Festival de Curitiba. Para acompanhar: youtube.com/sescsp ou instagram.com/sescaovivo. A peça tem classificação etária de 12 anos.

Sarau on-line - O Sarau dos Mesquiteiros, coordenado pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco, será realizado neste sábado, 19 de setembro, das 15h às 16h, de forma on-line, dentro da programação gratuita da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). Para participar, é necessário fazer inscrição pelo link: www.bvl.org.br/inscricao (vagas limitadas). O encontro, que mistura cultura e entretenimento, contará com as convidadas Suyane Santana, que é poeta e atriz, e Jackeline Linhares, que faz parte do Núcleo Mesquiteiros. Durante a atividade, os participantes serão convidados a recitar poemas e fazer performances. O divertido evento visa estimular a produção de novos autores, além de promover a leitura. Autor de quatro livros, Ciríaco é também produtor cultural e desenvolve a “Pedagogia dos Saraus”, trabalho voltado à formação poética e literária de jovens e adolescentes das periferias da capital paulista. O projeto faz parte do #Culturaemcasa, programa criado pela Secretaria de Cultura e Economia do Governo do Estado de São Paulo. Mais informações pelo http://www.cultura.sp.gov.br/.

Bienal do Livro - A Bienal do Livro de São Paulo, que cancelou sua edição de 2020 em junho, reconsiderou a decisão e anuncia agora uma edição virtual da maior feira de livros da América Latina. A 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo será realizada entre os dias 7 e 13 de dezembro. A ideia é reunir leitores, escritores e profissionais do mercado editorial em uma plataforma na qual será possível acompanhar os eventos literários da Arena Cultural e do Salão de Ideias e até comprar livros. Os organizadores esperam mobilizar 150 expositores e mais de um milhão de participantes -- nas edições passadas, o evento recebeu, no Anhembi, na zona norte de São Paulo, cerca de 600 mil pessoas. A 26ª Bienal do Livro de São Paulo aconteceria entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro no Expo Center Norte. A programação da nova feira ainda não foi anunciada. Recentemente, a Feira do Livro de Frankfurt anunciou o cancelamento de sua edição presencial e montou uma programação on-line. Outros festivais brasileiros que ocorrem neste segundo semestre também estão se adaptando à nova realidade. As informações são do Estadão Conteúdo.