Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira as atrações da agenda cultural em Sorocaba

04 de Agosto de 2019 às 00:01

Consciência Negra terá eventos no Teatro Municipal nos dias 23 e 29 Teatro Municipal sediará o espetáculo “O último carro". Crédito da foto: Emidio Marques/Arquivo JCS (25/7/2012)

Jornada do Patrimônio - A Comissão Organizadora da Jornada do Patrimônio de Sorocaba 2019 se reunirá na terça-feira, às 18h30, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo Sorocaba, para tratar de detalhes da programação. O encontro é aberto ao público. A ideia é que a Jornada do Patrimônio ocorra em novembro deste ano. A programação gratuita contará com seminário, palestras e visitas monitoradas aos prédios públicos e particulares tombados como patrimônio histórico de Sorocaba. A comissão foi instituída através de uma portaria publicada no jornal Município de Sorocaba do dia 30 de julho. Fazem parte do grupo: André Mascarenhas, Daniella Gomes Moreira, Felipe Albuquerque Pacheco, Grace Laine Pincerato Carreira, Larissa Girardi Losada, Maíra Brançam Sfeir, Marco Antônio Leite Massari, Mariana Batalin Amparo, Milena Meira da Silva, Mônica Pinesso Cianfarini, Renan Gomes Silva, Rosângela Simaglia Dueñas, Sérgio Renato Monteiro e Stephanie de Oliveira. A sede do IAB fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro.

Oficina de artes cênicas - Pessoas com idade a partir de 14 anos, com ou sem experiência em artes cênicas, podem se inscrever para a oficina gratuita de teatro do projeto “A arte do encontro”. As aulas ocorrerão a partir do dia 26, às segundas-feiras, das 19h às 22h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista. As aulas ocorrerão durante cinco meses, até 3 de fevereiro de 2020, divididas em sete módulos: desinibição, jogos teatrais, prontidão, improvisação, leitura dramática, interpretação e estudo literário teatral. Os candidatos participarão de um processo seletivo no dia 24, no Barracão Cultural, com o professor Samuel Fernandes. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 pelo formulário on-line no endereço https://forms.gle /ExS6rMmF9eQkhkbg7. As vagas são limitadas.

Peça de teatro - Para marcar o final da primeira edição do projeto “A arte do encontro”, o espetáculo teatral “O último carro” será apresentado na próxima sexta-feira, dia 9, às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). A classificação etária da peça é de 16 anos de idade e a entrada será a doação de um litro de leite. Com direção de Samuel Fernandes, “O último carro” traz como tema uma livre adaptação do texto homônimo de João das Neves, que conta a história de uma viagem de trem nos subúrbios brasileiros, na qual mendigos, operários e outros personagens vivem seus dramas particulares. Os vários “pequenos dramas” perdem a sua autonomia e ganham organicidade dramática ao serem confrontados com a louca corrida do trem, que, subitamente, parece já não obedecer a nenhum comando racional. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19h30, na bilheteria do teatro. O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, no Alto da Boa Vista.