Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda Cultural

Oficina sobre grafismos indígenas da etnia Waurá será sábado (25)

22 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Arte indígena será abordada no Sesc Sorocaba.
Arte indígena será abordada no Sesc Sorocaba. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Grafismo indígena - A técnica da etnia indígena Waurá será o tema da oficina “Grafismos em quadro”, que será realizada sábado (25), no Sesc Sorocaba, das 15h às 17h. O assunto será apresentado por Kuhupi Waurá, estudante do Cento de Convivência Indígena da UFSCar São Carlos e Sorocaba. A atividade aborda a história desses grafismos, seu surgimento e como esses símbolos se relacionam com a cultura dessa etnia. Serão apresentados alguns exemplos de grafismos pintados pelo oficineiro como referência para que cada participante possa desenhar os seus próprios símbolos em quadros ou telas. A atividade é gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555.

Filmes Cult - O filme sueco “Border” (2018) será exibido hoje, a partir das 19h, no projeto Filmes Cult nas Quartas. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e a exibição acontece na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, que fica na rua da Penha, 673, Centro de Sorocaba. “Border” foi dirigido por Ali Abbasi e é baseado em um conto de John Ajvide Lindqvist. Semelhante a um conto de fadas grotesco e monstruoso e, ao mesmo tempo, terno e sensível, a obra utiliza uma simbologia inspirada na mitologia nórdica para tratar de assuntos importantes, como amor, solidão e a crueldade presente na sociedade. A classificação etária é a partir de 16 anos.

Colecionismo - Nos dias 16 e 17 de julho, Itu realizará o 1º Encontro de Colecionismo, no Espaço Fábrica São Luiz. Além de contar com mais de 20 expositores, o encontro também terá a venda, troca e compra de itens colecionáveis como selos, cédulas, moedas, figurinhas, tampinhas, miniaturas, medalhas, chaveiros entre outros. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. O espaço Fábrica São Luiz está localizado no eixo histórico central de Itu (rua Paula Souza, 492, ao lado da igreja do Bom Jesus). O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da Prefeitura da Estância Turística de Itu e da CCMBR (Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras).