Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda Cultural

Agenda

15 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obras de Darcy Penteado estarão expostas até dia 30 de outubro na Maloca Centro Cultural.
Obras de Darcy Penteado estarão expostas até dia 30 de outubro na Maloca Centro Cultural. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Darcy Penteado - A Maloca Centro Cultural está de portas abertas com a exposição “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição” que conta com obras originais, inéditas e reproduções do artista brasileiro e ativista da causa LGBTQIA+, Darcy Penteado. Nascido em São Roque, Darcy Penteado trabalhou com literatura, pintura, gravura até maquetes, figurinos e cenografia. Pioneiro ao retratar pautas da diversidade no início da década de 50, suas obras alcançaram reconhecimento a nível nacional e internacional e atualmente compõem acervos de importantes instituições e museus, como o Masp (Museu da Arte de São Paulo) e JP Morgan Chase. Darcy faleceu vítima da aids em 1980. Ao total são 50 obras expostas que representam cenas retratadas pelo artista ao longo de sua vida. A exposição também conta com croquis originais em parceria com Marco Escobar, educador e colecionador de Darcy Penteado, com uma de suas obras mais famosas, o “Pierrô”. A exposição segue até o dia 30 de outubro, com entrada gratuita e visitação limitada a seis pessoas por turma, com média de uma hora de permanência cada. Os interessados deverão fazer agendamento online através do link: bit.ly/agendaDarcyPenteado. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h. Grupos e escolas poderão agendar horários. A Maloca Centro Cultural fica na rua Francisco Scarpa, 321, Centro.

“Entre” no Macs - Com o auxílio de óculos de realidade virtual (VR), o espetáculo teatral “Entre” une a tecnologia a uma instalação artística interativa para investigar as relações do corpo humano com o ambiente, com a história, com as emoções pessoais e as lembranças. Ele está em cartaz no Macs desde o início do mês. A temporada segue até 26 de setembro com sessões às sextas, sábados e domingos. O Macs fica na av. Dr. Afonso Vergueiro, 280. A entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados através do Sympla: https://www.sympla.com.br. A classificação etária é 16 anos. Após o fim de todas as apresentações do Entre, quem tiver interesse em aprender mais sobre as investigações artísticas no ambiente virtual terá a chance de participar de um Workshop gratuito com o elenco e direção do espetáculo. Serão oito encontros remotos que acontecerão às segundas-feiras entre os dias 04 de outubro e 22 de novembro, das 19h30 às 21h30. Ao todo, foram disponibilizadas 27 vagas para a Região Metropolitana de Sorocaba e, para se inscrever basta acessar o formulário através do link: http://www.tinyurl.com/workshopentre até o dia 26 de setembro.

Raça Negra - O grupo de samba Raça Negra fará uma live especial promovida pelo Teatro Bradesco, no próximo dia 24. O show “Raça Negra & Convidados” contará com a participação de Jorge Aragão, Marvilla e Edmar Thobias (Vai-Vai). A apresentação acontecerá a partir das 20h, com transmissão gratuita e exclusiva pelo Youtube do Teatro Bradesco.