Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agenda

Agenda culturais

09 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Oficina de pandeiro tem 35 vagas e está com inscrições abertas.
Oficina de pandeiro tem 35 vagas e está com inscrições abertas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Oficinas culturais - A oficina Pandeiro Práticas na Cultura Popular Brasileira ocorrerá nos dias 1, 6, 8 e 13 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação do músico e percussionista Beto Oliveira, e será voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. A oficina traz, de maneira prática e objetiva, a utilização e valorização desse instrumento que representa grandiosamente a cultura popular percussiva brasileira. Para participar, é necessário ter um pandeiro, que também pode ser substituído, de forma alternativa, por tampas de panela, entre outros materiais. São oferecidas 35 vagas e os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/aMrzggjtFeukJZx16.

SP-Arte - A segunda edição do SP-Arte Viewing Room, que reúne 115 expositores, começa hoje (9), exibindo o melhor da produção de artistas vinculados a galerias de arte e design do mercado nacional e internacional. O evento digital antecipa a feira presencial, programada para agosto - com a possibilidade de ser aberta no mês seguinte, dependendo do controle da pandemia do coronavírus, segundo a diretora e criadora da SP-Arte, Fernanda Feitosa. Otimista com a retomada das atividades das galerias, a feira, em parceria com a Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e patrocínio do Iguatemi, abriu ontem o Gallery Week, evento em que as galerias participantes estarão abertas das 11h às 19h, promovendo visitas guiadas, conversas com artistas e curadores e intervenções urbanas. Como eventos presenciais, as visitas guiadas da Gallery Week serão realizadas mediante agendamento prévio, respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19. Em todas as visitas, será obrigatório o uso de máscara, distanciamento e restrições de capacidade de público. Há muito o que conferir nessas visitas guiadas. Segundo Fernanda Feitosa, todas as galerias prepararam exposições - algumas temáticas - para marcar o evento. Hoje (9), às 11 horas, por exemplo, a estreante galeria A Quadra promove a visita virtual pela exposição Brisa. A mostra destaca o trabalho da nova geração de pintores. Entre eles estão Ana Cláudia Almeida, Elvis Almeida, Flora Rebollo e Yasmin Guimarães.

História de Embu - O projeto cultural Caixola de Histórias para Ler e Ouvir promoverá nesta quinta-feira (10 de junho), às 16 horas, um evento virtual para contação de histórias sobre Embu das Artes. O projeto tem a experiência de agrupar registros de cultura popular local e transformá-los em conteúdo gratuito e multiplataforma. O encontro será conduzido por Adriana Napoli, que é contadora de histórias, artista, educadora e atriz e terá a participação especial de Tin Tin Alves, que é poeta cordelista e integrante do grupo Cordel Cantante. É também escritor de contos e crônicas e foi reconhecido por sua atuação no desenvolvimento da cultura popular nacional. Tin Tin trabalha há vários anos como voluntário na rede municipal de ensino de Embu das Artes e realiza contação de histórias, declamação de poemas, palestras e oficinas para estudantes de várias cidades do Estado. Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, do qual a CCR RodoAnel faz parte. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w/about) e nas redes sociais da Companhia (site https://caixoladehistorias.com.br/), Instagram (https://www.instagram.com/teatroabordo/) e Facebook (https://www.facebook.com/teatroabordo).