Buscar no Cruzeiro

Buscar

Academia Sorocabana de Letras perde Benedito Walter, aos 95 anos

23 de Abril de 2020 às 00:01

Academia Sorocabana de Letras perde Benedito Walter, aos 95 anos Benedito Walter ajudou a fundar a instituição, em 1979. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Faleceu em Sorocaba, aos 95 anos, Benedito Walter Marinho Martins, um dos poucos remanescentes do grupo de 14 escritores que constituíram, em 1979, a Academia Sorocabana de Letras.

Segundo publicação do escritor Geraldo Bonadio nas redes sociais, Benedito Walter nasceu em Itu, mas mudou-se com a família para Sorocaba aos 8 anos. Ao mesmo tempo em que cursava o ginásio, na década de 1940, tornou-se colaborador do jornal do Grêmio Varnhagen, passando depois, sucessivamente, à Folha Popular, Diário de Sorocaba e ao Cruzeiro do Sul.

Bonadio relata, ainda, que Benedito Walter participou de todas as iniciativas realizadas, a partir da década de 1950, visando agregar os escritores da cidade. Foi sócio fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGGS); do núcleo local da União Brasileira de Escritores e, em 1979, da Academia Sorocabana de Letras, onde instituiu e foi titular da Cadeira Machado de Assis. Era, com Adolfo Frioli, Armando Oliveira Lima, Ivan Alberto de Albuquerque Doretto, José Maria Tomazella e Bonadio um dos remanescentes da equipe fundadora.

Publicou livros técnicos, de contos, crônicas e poesias, além do romance “Uma vida... um romance...”. (Da Redação)