Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abertas as inscrições do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2019

29 de Agosto de 2019 às 21:50

Abertas as inscrições do Prêmio de Literatura Cinco obras serão premiadas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/6/2019)

O Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2019 está com inscrições abertas depois de ter a edição do ano passado cancelada, pela Secretaria de Cultura (Secult), sob a alegação de que teria seu modelo reformatado para contemplar um número maior de escritores. O formato atual manteve as mesmas categorias e valores das premiações dos últimos anos.

[irp posts="28973" ]

 

As inscrições para a premiação foram abertas ontem e devem ser feitas pessoalmente, até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, situada à rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Para participar, os autores interessados deverão ser residentes em Sorocaba há pelo menos dois anos e maiores de 18 anos de idade. Segundo a Secult, podem ser inscritos livros editados em 2017 e 2018 que estejam de acordo com a lei federal 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro.

Cada artista pode inscrever apenas uma obra em cada categoria. Porém, poderá ser premiado por apenas um trabalho. Dentre as categorias estão: Ficção -- Romance; Ficção -- Novelas; Ficção -- Contos; Ficção -- Crônicas; Biografia; Não-ficção; Infantil; Juvenil; Artes e Fotografia; e Poesia. Para as categorias Não-ficção e Biografia serão consideradas obras com abordagem literária, tais como Ensaio e Filosofia.

Os livros serão selecionados por uma comissão julgadora, composta por três avaliadores peritos, com formação e experiência na área, inscritos no edital de credenciamento permanente da Secult. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil cada. A divulgação dos premiados será realizada por meio da imprensa oficial do município e mídia local.

Os artistas premiados pela Prefeitura de Sorocaba deverão apresentar proposta de contrapartida, com objetivo de formação do público leitor e escritor, como oficinas, palestras, recitais, entre outras atividades. O prêmio foi instituído por meio de lei municipal 11.182, de 24 de setembro de 2015, e visa valorizar e divulgar a produção literária local e promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos.

O edital de chamamento foi publicado no jornal “Município de Sorocaba” de terça-feira, dia 27, e pode ser consultado pelo site www.sorocaba.sp.gov.br. (Da Redação)