Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘A saliva do santo e o veneno da serpente’

27 de Fevereiro de 2019 às 04:01

‘A saliva do santo e o veneno da serpente’ Um ponto alto do desfile é a bateria, formada por 40 ritmistas, que executará exatamente as mesmas levadas e “paradinhas” ensaiadas na quadra paulistana. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

A Gaviões da Fiel vai levar para o sambódromo de Sorocaba o inusitado samba-enredo “A saliva do santo e o veneno da serpente” que fala sobre histórias, lendas, benefícios e malefícios do tabaco. O tema é uma reedição do Carnaval paulistano de 1994, quando a agremiação terminou com o vice-campeonato.

A narrativa tem como ponto de partida a lenda de um árabe criado no norte da África chamado Antão, de família cristã, que teria dedicado a sua vida a levar mensagens de Cristo pra toda aquela região onde hoje seria o Egito. Em um determinado momento, naquele solo árido, ele recebe a visita de uma serpente e é picado. Ele chupa o veneno e cospe na areia, de onde nasce um pé de tabaco.Os mercadores árabes que espalharam a erva por todo o mundo, a princípio com fins medicinais, e a chegada ao Brasil, também são mostrados na avenida. Há, ainda, um setor que destaca a emancipação feminina através do uso do cigarro, com homenagem a grandes divas do cinema, como Gracy Kelly e Greta Garbo, que em Hollywood sempre apareciam com cigarro nos filmes clássicos, das décadas de 1940 e 1950.

A Gaviões da Fiel Sorocaba é uma subsede da escola de São Paulo, ligada à torcida corintiana homônima, e de acordo com o conselheiro Rubens Machado de Oliveira, o Rubinho, levará para a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes os mesmos figurinos que passarão pelo Sambódromo do Anhembi. “São sete alas, mas para contar o enredo inteiro, se a gente não conseguir formar todas as alas, haverá pelo menos uma fantasia, como uma espécie de destaque, ou de carro alegórico ou de chão”, comenta. Segundo ele, a agremiação contará com dois carros alegóricos e reunirá aproximadamente 250 integrantes, sendo cerca de cem vindos da capital.

‘A saliva do santo e o veneno da serpente’ Parte das fantasias deste ano está sendo confeccionada no barracão da subsede da torcida, situada próximo à rodovia Raposo Tavares. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

Rubinho afirma que a decisão de revisitar o mesmo samba-enredo de 25 anos atrás visa buscar justiça, já que na ocasião, a escola ficou a dois pontos da primeira colocada, Rosas de Ouro, por causa de uma nota seis no quesito melodia dada por um jurado de maneira equivocada, já que a avaliação supostamente seria atribuída ao desfile da escola seguinte, que terminou rebaixada. “Vamos ver se dessa vez a gente consegue colocar o enredo no lugar que era pra ser dele”, comenta Rubinho.

Apesar do gosto amargo do vice-campeonato, no ano seguinte, em 1995, a Gaviões conquistou o primeiro título com o samba-enredo “Coisa boa é pra sempre”, lembrado pelos sambistas até hoje. De acordo com o representante da escola, parte das fantasias está sendo confeccionada no barracão da subsede da torcida, situada próximo à rodovia Raposo Tavares, no limite entre Sorocaba e Votorantim. “O nosso foco principal é o desfile de São Paulo, mas a gente consegue oferecer para a população daqui uma amostra do Carnaval de lá. E essa troca de experiência [com os profissionais do Carnaval profissional de São Paulo] enriquece o Carnaval de Sorocaba”, acrescenta.

No Carnaval sorocabano, a agremiação jamais foi campeã, mas coleciona cinco troféus de segunda colocada. Dentre os destaques do desfile deste ano, afirma Rubinho, estão o casal de mestre-sala e porta-bandeira de São Paulo, formado por Paulinho e Gabi, e os sorocabanos Giovana Caram e Mário Foguinho. Outro ponto alto é a bateria, formada por 40 ritmistas, que executará exatamente as mesmas levadas e “paradinhas” ensaiadas na quadra paulistana. “Além disso, como é um enredo muito conhecido, todo mundo vai cantar na avenida e nas arquibancadas”, conclui. (Felipe Shikama)

Gaviões da Fiel

Samba-enredo: “A saliva do santo e o veneno da serpente”

Compositores: Grego e Magal

Intérpretes: Cássio Ferraz e Alex Itaquera

Integrantes: 250

Alas: 7

Galeria

Confira a galeria de fotos