Buscar no Cruzeiro

Buscar

A arte toma conta da rua Aparecida

14 de Março de 2021 às 00:01

A arte toma conta da rua Aparecida Parte da equipe, que envolve mais de 70 pessoas. Produção movimenta região do Jardim Santa Rosália. Crédito da foto: Divulgação

A partir do mês de abril, quem atravessar a rua Aparecida, no Jardim Santa Rosália, não estará apenas cruzando o principal reduto da boêmia cultural da Região Metropolitana de Sorocaba, mas também caminhando pelo palco do Festival Aparecida Criativa. O evento, que tem como objetivo ocupar a região para estimular a economia criativa, reunirá importantes nomes da cena artística sorocabana e promete transformar a realidade do local.

“A proposta é ter a rua e suas imediações reconhecidas como um corredor de produção criativa. Minha ideia é criar um território reconhecido pelos governos municipal e estadual como um Arranjo Produtivo Local Cultural e Criativo”, explica William Leonotti, produtor executivo do Aparecida Criativa e membro do Comitê Gestor de Economia Criativa de Sorocaba. “O primeiro passo é gerar um movimento para conectar os negócios, as pessoas que moram no local e o público. Esse é o papel do festival.”

A proposta é a produção de uma programação audiovisual com 17 horas de conteúdo elaborado por uma gama de artistas das mais diversas linguagens e vertentes. Entre as atrações, o público encontrará shows musicais, apresentações de dança, performances circenses, teatrais, videoaulas, workshops, palestras, vídeo performances e DJ sets.

Os espetáculos serão realizados e registrados ao longo dos mais de 2 km da rua Aparecida, ou em empreendimentos da região. O resultado de todo o material produzido será uma semana inteira de programação on-line, entre os dias 5 e 11 de abril, que poderá ser assistida diretamente pelo YouTube.

Projeto

Se, hoje, a ideia de um festival virtual está consolidada, na concepção do projeto, a proposta era um evento presencial, com direito a um público vibrante. “Desde 2016, com o surgimento do bloco carnavalesco ‘Apareceu Aparecida’, fiquei com vontade de ocupar essa rua de uma forma criativa. Pesquisando os editais, vi uma chamada para um festival virtual de economia criativa e, como eu já tinha um projeto, apenas adaptei para o on-line”, revela William. Aquilo que parecia um obstáculo, na verdade, virou uma tendência. “Acredito que estamos cada vez mais adaptados ao consumo digital e que as experiências estão se aproximando do mundo físico. Já vi festival de música eletrônica fazer uma ação virtual gigante. É uma tendência e os artistas precisam se preparar.”

A arte toma conta da rua Aparecida Apresentações e filmagens são na rua e em estabelecimentos da via. Crédito da foto: Divulgação

Como as gravações já começaram e envolvem mais de 70 profissionais, entre artistas e produção, o cuidado com o distanciamento da equipe é uma preocupação constante. Mas além do arsenal de máscaras e a contínua presença do álcool em gel, a situação também proporcionou soluções criativas.

Expectativa

A criatividade pode estar presente em cada detalhe do festival, porém, é nas apresentações e atrações que ela se faz ainda mais palpável. Para definir quem seriam os participantes, a organização do evento utilizou alguns critérios como a reinvenção durante o período de pandemia, a forte ligação com a cidade de Sorocaba e a crença na diversidade como uma potência. O resultado foi uma constelação de talentos.

“Quando eu recebi o convite, não tinha noção do tamanho e da seleção de artistas. Achei incrível a qualidade e a diversidade proposta pelos nomes”, relata a cantora e compositora Paula Cavalciuk, que promete trazer uma forte influência da percussão cubana na sua apresentação. “Eu acho importante pensar na resposta que eu vou dar. Esse festival é importante porque ele vai servir de registro do que uma fatia poderosa da sociedade estava fazendo. É histórico, um arquivo de como estávamos reagindo em fevereiro de 2021.”

Além do aspecto histórico, um festival on-line é uma oportunidade para se apresentar para um público mais amplo. “É algo muito diferente de você se apresentar para uma plateia de 20 ou 30 pessoas. A graça de um festival on-line é que não se limita ao público presente, ele irradia e eu posso ser vista por milhares de pessoas”, comemora a bailarina e diretora da Quimera Dança, Mimi Naoi, que apresentará um solo contemporâneo inédito para dar vazão às inquietações da atualidade. “Não é a gravação de uma performance ao vivo, é um vídeo já feito com essa finalidade. Quero ter um diálogo íntimo com a câmera e fazer as pessoas dançarem junto.”

A arte toma conta da rua Aparecida Crédito da foto: Divulgação

Além das apresentações artísticas, o Festival Aparecida Criativa também conta com uma série de palestras e workshops, voltados justamente para a compreensão e fomento da economia criativa. A fala de abertura é responsabilidade de Felipo Abreu, professor do Senac na área de turismo e economia criativa.

“A gente precisa entender que existe uma outra possibilidade de desenvolvimento econômico que é a criatividade. A criatividade está em todo lugar, está na cozinha quando um chef assina o prato ou quando uma costureira entrega um serviço. É essa linha de pensamento que eu quero apresentar para trazer o público mais para perto”, explica o professor.

O “Festival Aparecida Criativa” foi contemplado pelo edital Proac expresso lei Aldir Blanc Nº 40/2020, “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. (Da Redação)

Veja a programação completa:

Segunda-feira (5 de abril) - 19h

- Fala de Abertura, com Felipo Abreu

- Roda de conversa, com Felipo Abreu, Katia Campos, Davi Paunovic, Inove Perez Ruiz, William Leonotti.

- Vídeo dança com Mimi Naoi

- Show Ya Rosa

Terça-feira (6 de abril) - 19h

- Workshop de culinária, com Bianca Pupo

- Palestra “Moda e Sustentabilidade: Ressignificando a Arte de Vestir”, com Sofia, Jocemara e Lais (Conexão Musas)

- Vídeo dança, com Lucas Fernandes

- Show Paula Cavalciuk

Quarta-feira (7 de abril) - 19h

- Workshop de Literatura, com Eliete Dellaviola

- Palestra “Como estão vocês? Pesquisa mão-na-massa para a Economia Criativa”, com Felipe Marinelli

- Vídeo apresentação Circense, com Circo Escola Éos

- Programa Cidade Amarela!

Quinta-feira (8 de abril) - 19h

-Workshop Artes Visuais, com Ella Vieira

- Palestra “Chega de posts de Dia do Pinguim. Como transformar clientes em fãs”, com Jairo Sanches

- Show Ana Paia

- Discotecagem DJ Punk Set I

- Show Wry

- Discotecagem DJ Punk Set II

Sexta-feira (9 de abril) - 19h

- Workshop de Literatura, com Thais Morello

- Palestra “Construindo Uma Persona Para o Seu Negócio Nas Redes Sociais”, com Tiago Oliveira

- Show Casadasbruxa

- Discotecagem DJ Marceli Marques Set I

- Show Crime Caqui

-Discotecagem DJ Marceli Marques Set II

Sábado (10 de abril) - 19h

- Workshop de Culinária, com Samanta Luz

- Workshop Artes Visuais, com Felipe Fogaça

- Show Firma o Ponto

- Discotecagem DJ Igor Mantuani Set I

- Show Sujeira Urbana

- Discotecagem DJ Igor Mantuani Set II

- Show Marcus Alves

Domingo (11 de abril) - 19h

- Programa Cidade Amarela!

- Show Paula Cavalciuk

- Fala de Abertura, com Felipo Abreu

- Roda de conversa, com Felipo Abreu, Katia Campos, Davi Paunovic, Inove Perez Ruiz, William Leonotti.

- Show Ya Rosa

Galeria

Confira a galeria de fotos