Buscar no Cruzeiro

Buscar

2ª Feira do Livro e Autor de Sorocaba será hoje na praça Cel. Fernando Prestes

22 de Dezembro de 2018 às 06:30

2ª Feira do Livro e Autor de Sorocaba será hoje na praça Cel. Fernando Prestes O evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, pretende dar visibilidade à produção literária feita na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Crédito da foto: Divulgação

A segunda edição da Feira do Livro e Autor de Sorocaba (Flaus) ocorre hoje, das 9h às 17h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, com exposição e venda de livros, roda de conversa, saraus, contação de histórias e varal literário.

Realizado de maneira independente por um grupo de escritores locais, o evento -- gratuito e aberto a todos os interessados -- pretende dar visibilidade à produção literária feita na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Neste ano a feira conta com cerca de 20 escritores confirmados e vai homenagear o poeta e professor sorocabano João Batista Alvarenga.

Idealizada pelo professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a feira funciona em regime de parcerias e de solidariedade entre os participantes. “É importante que haja essa colaboração mútua, afim de que se fortaleçam os laços de união entre aqueles que produzem literatura”, defende.

Com intuito de ocorrer anualmente em dezembro, época em que a compra de livros é mais convidativa com a chegada do Natal, a Flaus foi organizada neste ano por uma comissão formada pelo produtor cultural e escritor Roberto Ramos e pelos poetas Dado Carvalho e Gonçalves Viana, que acionaram a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), para viabilizar a estrutura mínima, como autorização de uso da praça montagem de tendas e disponibilização de água potável.

Diferentemente da programação da primeira edição, em dezembro de 2017, a Secultur não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Anual de Literatura, cancelado neste ano. Criado em 1986 com intuito de valorizar a produção literária local, o prêmio foi suspenso pela Secultur sob a alegação de que será reformulado a partir do ano que vem, para abranger um número maior de artistas”.

O propósito da Flaus, segundo Cavalheiro, é ser sustentável. Por esse motivo, a organização procurou realizar parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada. Neste ano, por exemplo, as mesas usadas para formar a banca de venda de livros serão emprestadas pelo Sorocaba Clube.

Os autores interessados em participar da Flaus devem comparecer às 8h na Praça Cel. Fernando Prestes e assinar um termo no qual se compromete a expor e retirar seus livros no horário do término da feira, bem como a participar por pelo menos duas horas na venda de livros. Não há taxa de adesão e o valor vendido será revertido totalmente ao autor.

Programação

Além da venda de livros durante todo o evento, às 9h30 haverá homenagem ao escritor João Batista Alvarenga. Às 10h, às 14h e às 15h30 haverá saraus com a participação de artistas de diversas linguagens, coordenado pela escritora mirim Ana Cristina Rodrigues Henrique. Às 10h30 e às 14h30, está prevista a apresentação de capoeira angola com Mestre Jaime, da Associação de Capoeira Angola Bem Brasil. Das 11h às 11h30, Renata Pellini Guimarães realiza contação de histórias para as crianças. Já às 15h terá apresentação musical.