Buscar no Cruzeiro

Buscar

2020 promete ser um ano agitado em Sorocaba

11 de Janeiro de 2020 às 00:03

O cantor e compositor Zé Ramalho se apresenta dia 21 de março, no Recreativo Campestre. Crédito da Foto: Rondinelle de Paula / Divulgação

O ano será movimentado na área cultural em Sorocaba. Um dos principais destaques do calendário artístico de 2020 será a 3ª edição da Frestas -- Trienal de Artes, do Sesc Sorocaba, que ocorrerá entre agosto e dezembro. Única trienal de arte contemporânea do Brasil e considerada uma das mais significativas da América Latina, a mostra terá pela primeira vez uma curadoria coletiva formada por Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza.

Mas não apenas de artes visuais respirará a cultura em Sorocaba em 2020. O calendário deste ano reserva uma extensa e diversificada programação de shows musicais, de artistas trazidos por vários produtores culturais da cidade.

Para a Mozaiko Entretenimento, o ano começa no próximo sábado (18) com o evento Bloco do Gastão, que terá show Banda Eva em trio elétrico. O pré-Carnaval acontece na Fazenda Pitangueiras e os ingressos, que custam R$ 70, podem ser adquiridos no site blocodogastao2020.eventbrite.com.br. Em julho, a Mozaiko Entretenimento prepara a Feijoada do Gastão, mas as atrações ainda estão sendo negociadas.

No dia 7 de fevereiro tem o evento “Samba Sorocaba”, que desta vez traz os shows de Ferrugem e da Turma do Pagode. Crédito da Foto: Rondinelle de Paula / Divulgação

A produtora também promete divulgar em breve as datas dos eventos Kool Sunset Winter, Kool Sunset Summer, Mansão do Gastão e Paradiso Party. De acordo com um dos sócios da Mozaiko Entretenimento, Tuta Menezes, o diferencial da empresa é realizar eventos com experiências inesquecíveis. “Estamos preocupados em proporcionar momentos de lazer inesquecíveis para nosso público, por isso não fazemos ‘shows’, mas sim eventos completos”, defende Tuta.

Milton Nascimento é uma possibilidade, mas depende de agenda conjunta com a região, para rateio dos custos. Crédito da Foto: Rondinelle de Paula / Divulgação

David Fernandes, da Sprada Experience, afirma que já está confirmado para o dia 7 de fevereiro o evento “Samba Sorocaba”, que reúne grandes nomes do samba e pagode. Desta vez a atração será os shows de Ferrugem e da Turma do Pagode no Recreativo Campestre, em parceria com a Via Brasil. “2020 é um ano que a empresa projeta trazer mais eventos nacionais para Sorocaba, saindo um pouco do padrão de trazer somente um show, mas proporcionar experiências novas para os clientes”, comenta, citando que a ideia é repetir propostas como o “Noronha Sunset”, evento realizado no final de 2019 às margens das Represa de Itupararanga, durante o pôr do sol.

Jorge Hial Neto, responsável pelo Centro Hípico Pagliato, antecipa que o destaque deste primeiro semestre será o show de Gusttavo Lima, no dia 14 de fevereiro. A apresentação ocorrerá na Arena Lucky Friends, ao lado do Lar Escola Monteiro Lobato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1.111, Parque Santa Isabel) e os ingressos, que custam a partir de R$ 15 (meia-entrada), já estão disponíveis no site www.ticketpremium.com.br. “Outro evento que produzimos, que é esperado anualmente pelo público, é a Abril Fest, em Araçoiaba da Serra. Este ano a festa vai ser realizada do dia 17 ao dia 25, pela primeira vez em formato Expo, com exposição agropecuária e estrutura nunca antes vista”, afirma Jorge. Segundo o produtor, grandes nomes da música nacional já estão confirmados para a edição 2020 do evento, mas ainda não podem ser divulgados.

Alan Ayres, proprietário da Agência Et.Cetera, antecipa que dentre os eventos programados para este ano estão o “Isso é churrasco”, em parceria com a dupla Fernando e Sorocaba. O evento está programado para o dia 18 de abril na Chácara Filomena, em Araçoiaba da Serra. Ainda no primeiro semestre, em 3 de maio, a produtora promoverá no mesmo local um show do cantor Thiaguinho, no evento “Pagode do Balta”.

Proprietário da Z Eventos, João Caramez comenta que para já para o dia 21 de março está confirmado show do cantor e compositor Zé Ramalho, no Recreativo Campestre. A venda de ingressos deve ser aberta na próxima semana. “A minha intenção é fazer pelo menos dez shows neste ano. Acho até que vai passar disso, mas o mais importante não é a quantidade e sim a qualidade”, comenta.

Para quem gosta de sertanejo, o destaque deste primeiro semestre será o show de Gusttavo Lima, no dia 14 de fevereiro. Crédito da Foto: Rondinelle de Paula / Divulgação

Caramez antecipa que a lista de atrações que estão em fase de negociação com a sua empresa para se apresentar em Sorocaba neste ano inclui Ney Matogrosso, Seu Jorge e Nando Reis. “Também queremos trazer o ‘Abba -- The Tribute Show’ (tributo à banda sueca apresentado por músicos instrumentistas do Abba e Orquestra Sinfônica de Londres) e um show com os remanescentes do Charlie Brown Jr. em homenagem ao Chorão”, antecipa.

Outros nomes aclamados da música brasileira, como Milton Nascimento e Roberto Carlos, também estão no radar do produtor, mas dependem de uma eventual agenda conjunta com produtores de outras cidades do interior paulista, para uma turnê com rateio dos custos de logística. “E tem outros nomes que estão em sigilo, mas 2020 será um ano muito bom”, avalia. Idealizador do Prêmio Sorocaba de Música, ele acrescenta que se não conseguir apoio da Prefeitura para a realização do festival, a exemplo de 2019, que resultou em seu cancelamento, está disposto a realizar o evento com apoio da iniciativa privada.

Produtor cultural há mais de 40 anos, Caramez também tem know-how na área teatral, mas pondera que neste ano são mínimas as chances de trazer grandes espetáculos para a cidade. Isto porque o Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) ficará fechado por pelo menos seis meses para reforma. “Não dá nem para agendar nada, porque nem se sabe quando vai reabrir. E se dá um problema e atrasa?”, questiona o produtor.

Já a produtora MdA International confirmou a continuidade de dois projetos musicais já consolidados na cidade, que são realizados com apoio da iniciativa privada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a antiga Lei Rouanet: a 11ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba -- Schaeffler Música e a 14ª Temporada de Música Instrumental Popular Brasileira de Sorocaba -- Metso Cultural.

Nos últimos anos, a maior parte das apresentações de ambos os projetos ocorreu no TMTV. Segundo a produtora comandada pelo diretor artístico Marco de Almeida, ainda não há definição de um possível novo local para os concertos e a relação dos artistas escalados para se apresentar ainda está sendo planejada. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos