Buscar no Cruzeiro

Buscar

Design

Um guia para design de logo: dicas para iniciantes

19 de Setembro de 2022 às 13:36
Criando um logotipo
Criando um logotipo (Crédito: Pixabay)

Um logo é essencial para qualquer negócio. Trata-se de uma parte fundamental da identidade visual de uma empresa. Não importa se estamos falando de empreendimentos pequenos ou grandes, se é um negócio sério, é necessário ter um logotipo.

Agora, não vamos mentir para você, criar um logo para uma empresa não é algo tão fácil quanto parece. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas que vão ajudar bastante na criação do logo perfeito.

Trabalhar com profissionais é sempre melhor

Seja você um freelancer que quer trabalhar com web design ou um empreendedor procurando por dicas para criar um logo para seu negócio, é necessário conhecer essa realidade. Na maioria dos casos, é melhor contratar designers de logo profissionais para esse trabalho. Isso é válido para o web designer e muitas outras áreas.

Portanto, se você é um freelancer, busque se profissionalizar o mais rápido possível. Se você é um empreendedor procurando por um logo para o seu negócio, prepare-se para fazer um investimento.

Conte a história do negócio com o logo

Uma imagem vale mais do que mil palavras. É bastante interessante remeter ao negócio através do logo. Se é uma empresa de viagens aéreas, use um avião, se é uma loja de biscoitos, coloque biscoitos no logo. Essa estratégia é simples, mas vai fazer as pessoas se lembrarem do seu negócio mais fácil.

É claro que isso não é uma regra. Por exemplo, a Microsoft não usa um computador em seu logo. Provavelmente há milhares de empresas de sucesso que não seguem essa dica, mas há várias outras que seguem, portanto, fica a seu critério.

Simplicidade é tudo

Já reparou no logo da Apple ou no logo da Nike? Eles têm uma coisa em comum, são desenhos extremamente simples. Não há nada de especial ou elaborado neles. Ainda assim, eles são reconhecidos mundialmente.

Bom, o que queremos dizer é que você não precisa criar um logo perfeito para que ele seja bom para um negócio. Algumas vezes, a simplicidade é o melhor caminho para ser tomado.

Não tente criar algo perfeito

Essa dica é para empreendedores. Sabemos que é o seu negócio e que é natural se sentir apegado a ele. Você pode querer criar um logo perfeito, algo que represente o sucesso da sua empresa ou algo que seja notável, digno de um prêmio.

Muita gente chega a pensar desse jeito, mas isso está longe de ser uma mentalidade saudável. O melhor que você pode fazer é pensar: é apenas um logo, não precisa ser perfeito.

Aproveite os espaços vazios para manter clean

Essa dica vai de mão dada com a dica sobre simplicidade. Espaços vazios podem criar um efeito bem bacana em um logo, especialmente se o designer responsável sabe o que está fazendo. Não tenha medo de deixar alguns espaços vazios/em branco no logo. Isso faz parte do charme.

Use as cores que tem algo a ver com o negócio

Já mencionamos aqui que é possível criar a história de uma empresa através de uma imagem. As cores desempenham um papel importante neste sentido. Por exemplo, se a sua empresa tem alguma relação importante com o meio ambiente, use e abuse do verde.

Se a sua empresa tem alguma relação com o mar ou o céu, use o azul e assim por diante.

No final das contas é o negócio que deve falar mais alto

Todo mundo consegue reconhecer os logos da Apple ou da Nike em uma questão de segundos. Mas o logo em si não tem muito a ver com isso. O mais importante mesmo é a empresa por trás do logo. Nenhuma empresa no mundo é bem-sucedida por causa de um logo, portanto, atribua a importância adequada para o mesmo.

Se você é um empreendedor, mantenha seu foco no negócio. Se você é um web designer, tente fazer algo legal que agrade o cliente, mas não fique obcecado com a ideia de criar algo perfeito.

Considerações finais

A dica mais importante aqui é procurar um profissional para cuidar disso para você. Agora, se você é um web designer, procure se profissionalizar o quanto antes e se aperfeiçoar continuamente.