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Dicas para conquistar um perfil ideal no LinkedIn

Saiba qual o melhor jeito de atrair atenção no LinkedIn

14 de Abril de 2022 às 14:04
Eveline Almeida
Utilizando o LinkedIn da melhor maneira
Utilizando o LinkedIn da melhor maneira (Crédito: Depositphotos)

Vários fatores devem ser considerados na hora de criar um bom perfil no LinkedIn. Saiba qual o melhor jeito de atrair atenção com as dicas neste artigo.

O LinkedIn é uma rede social voltada para relacionamentos e negócios. Um local específico na web onde é possível trabalhar a sua marca pessoal e usar como ótima ferramenta para uma estratégia de marketing visando crescimento de carreira e de negócios.

Não se atentar ao seu perfil no LinkedIn acaba sendo uma falta de aproveitamento quando se tem em um só lugar, diversas possibilidades, pessoas e oportunidades reunidas.

Além disso, através da rede você pode obter novos conhecimentos, interagir com bons profissionais da sua área, trocando experiências e participar de discussões que o auxiliarão a impulsionar a sua carreira.

Em geral, o LinkedIn é uma ótima plataforma pra quem quer encontrar as melhores oportunidades de emprego, mas não somente isso.

Conheça 13 truques para um bom perfil na rede que pode garantir a presença do seu negócio no mundo do digital:

1. Escolha a foto de perfil ideal, que possua boa resolução e uma pose impactante. A imagem de capa também é muito importante;

2. Conte sua história no resumo, evitando deixar este campo em branco. Deve ser um texto breve, mas que conte muita coisa. Para saber como usar essa seção da melhor forma, siga estas dicas: fale sobre seus desejos profissionais; detalhe sua área de atuação e caso trabalhe, as responsabilidades do seu cargo; descreva o que te motiva e compartilhe sobre as suas conquistas.

3. Inclua palavras-chave nos posts, descrição e comentários, quando assim for pertinente;

4. Defina seu título profissional, considerando nomenclaturas utilizadas atualmente e que favoreçam a sua percepção perante o mercado;

5. Detalhe sua experiência profissional, incluindo todos os locais onde trabalho e cargos que ocupo, além de experiências pontuais diferenciadas que vivenciou em cada item;

6. Inclua suas habilidades, as chamadas hard e soft skills. As hard skills são as capacitações técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, entre outros. Já as soft skills são aquelas habilidades pessoais e intangíveis que uma pessoa possui, que não pode ser identificada nem comprovada por meio de certificações ou cursos e sim, pela convivência diária. Identifique as suas e descreva-as de maneira atrativa;

7. Personalize a URL do seu perfil, assim seu nome será mais facilmente encontrado nas buscas do Google;

8. Solicite recomendações das suas conexões, oferecendo também, em troca, suas recomendações aos contatos da rede;

9. Siga empresas e participe de grupos relevantes na área de atuação;

10. Não se envolva em discussões desnecessárias, lembre-se da sua reputação e imagem perante contatos potenciais para negócios;

11. Personalize os convites para novas conexões, incluindo uma mensagem exclusiva e convidativa;

12. Não cometa erros de ortografia, nem em português ou inglês (idioma o qual possui diversos termos utilizados corporativamente na rede);

13. Publique conteúdo próprio e promova textos interessantes para engajamento.