Tragédia
Criança de 9 anos morre após ser picada por escorpião em Itu
Menino chegou a ser transferido para o CHS, mas não resistiu; o cachorro dele também foi atacado e morreu
Matéria atualizada à 0h31 desta terça-feira (19)
Uma criança de 9 anos morreu após ser picada por um escorpião, em Itu. O acidente ocorreu entre quarta (13) e quinta-feira (14), enquanto o menino brincava com o cachorro, que também não resistiu ao ser atacado pelo animal peçonhento. A vítima estava em um colchão, junto ao pet, no momento em que teriam sido picados. A criança foi levada a um Pronto Socorro Infantil da cidade e, segundo a Secretaria de Saúde de Itu, recebeu soro antiescorpiônico em “caráter cautelar”.
Ainda conforme a pasta, apesar de relatos de familiares, a vítima não apresentava marcas de picadas de escorpião e nem sintomas compatíveis. Contudo, devido ao agravamento do quadro, precisou ser transferida para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), na sexta-feira (15), onde faleceu.
Um boato de que não havia antídoto nos postos de saúde circulou pela cidade. A Prefeitura de Itu negou essa informação. “Itu não apresenta falta de soro, ao contrário disso, a cidade é referência para soro antiescorpiônico, antiofídico e anticrotálico”, destacou a nota, que ainda informou que o caso vem sendo tratado com “sigilo e responsabilidade”. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) deverá confirmar a causa da morte. O corpo do cachorro também passa por perícia.
A Secretaria de Saúde do Estado, responsável pelo CHS, confirmou que o menino deu entrada na última sexta-feira, em estado grave, onde imediatamente recebeu o soro antiescorpiônico. “Devido ao estado clínico, o paciente veio a óbito. O CHS informa que está abastecido deste e dos demais soros”, finalizou.
Como evitar?
Em janeiro de 2019, um menino de três anos morreu em Itapetininga, também vítima de ataque de escorpião. A vítima foi atendida em um hospital da cidade e tomou o soro antiescorpiônico, mas não resistiu.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado recomenda uma série de medidas preventivas, como manter jardins e quintais limpos e evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. As roupas e sapatos antes devem ser sacudidos antes de ser usados, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos. (Wilma Antunes)