Investimentos
Creci-SP diz que setor imobiliário atrai paulistanos para Sorocaba
Mudança no estilo de vida contribui para o aumento das vendas e das locações na cidade
A migração de pessoas da capital para o interior, em especial para Sorocaba, é percebida especialmente pelo setor imobiliário. É que quem está em busca de uma mudança no estilo de vida contribui para o aumento das vendas e também das locações.
“A região de Sorocaba tem atraído cada vez mais pessoas que buscam, no interior, mais qualidade de vida. Profissionais que atuavam presencialmente em São Paulo migraram suas moradias para Sorocaba e região e trabalham em empresas da capital no esquema de home office”, explica José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - SP.
Levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP) aponta alta de 37% do número de lançamentos de imóveis residenciais em Sorocaba. O comparativo é referente aos 12 meses, entre abril de 2021 a março de 2022, com 6.660 lançamentos, e o mesmo período anterior -- abril de 2020 e março de 2021 -- com 4.846 unidades lançadas.
Além disso, vale lembrar que o relatório do Creci-SP também registrou o segundo semestre com alta no setor imobiliário de Sorocaba e região. Conforme reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, da quarta-feira (24), o estudo mostra que, entre junho e julho deste ano de 2022, as vendas de casas e apartamentos na região de Sorocaba subiram mais de 35%, enquanto as locações aumentaram em 178,60%.
O setor de construção civil também cresceu na cidade. Segundo a prefeitura, em 2020, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) aprovou 1.510 construções de casas. Em 2021, foram 2.005, apresentando alta de 32,7%. Neste ano de 2022, até o momento, já foram aprovadas 1.022 construções.
A cidade oferece vários atrativos e com isso o próprio setor imobiliário está se beneficiando. É o que diz o diretor da Regional Sorocaba do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SindusCon-SP), Elias Stefan Júnior. “Esse aumento da demanda por imóveis em Sorocaba está estimulando novos lançamentos e a contratação por parte de empresas locais e, também, atraindo novas empresas para nossa cidade. Isso tem um impacto muito positivo para o setor, com um crescimento sustentável e uma constância bastante importante”, diz.
Para o prefeito Rodrigo Manga, o Poder Público contribui para essa migração. “Sorocaba possui uma política de logística planejada, infraestrutura de água, saneamento básico, energia, gás natural, conexão em fibra ótica, além de mão de obra qualificada, unidades de saúde que atendem a diversas regiões da cidade, escolas e universidades, parques e praças, ciclovias e muito mais”, diz. “Isso tudo contribui para a vinda de pessoas da capital, que buscam no interior mais tranquilidade, qualidade de vida, mas sem perder os benefícios que a região metropolitana de São Paulo oferece”, completa.
Mas ainda é preciso lembrar que até mesmo os serviços ofertados pelos órgãos de classe aos profissionais da área ajudam no desenvolvimento dos projetos. “As empresas precisam contar com um parceiro especializado na área de saúde e segurança para a construção civil. O Seconci-SP oferece atendimento médico-ambulatorial, odontológico, serviços complementares e telemedicina aos trabalhadores do setor. Além disso, assessora as empresas na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)”, comenta Ester de Matos Santana Gonçalves, gerente do Seconci-SP em Sorocaba. (Da Redação)