Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vigilância alerta que funcionários não fazem testes da Covid-19 em residências

28 de Março de 2020 às 13:45

Kombi com três pessoas teria passando em casas em bairros de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação.

A Vigilância Sanitária de Sorocaba alerta que nenhum funcionário ou veículo oficial da Prefeitura de Sorocaba está visitando as casas dos moradores para fazer teste do novo coronavírus.

Na manhã deste sábado (28), moradores dos bairros Jardim Europa e do Jardim Vergueiro entraram em contato com o Cruzeiro do Sul e relataram que três pessoas, com máscaras e luvas, chegam em um veículo Kombi, cor branca, e identificam-se como funcionários da Vigilância Sanitária.

Segundo os moradores, uma mulher desce do veículo e aborda os moradores na porta de suas casas, enquanto outros dois homens ficam na Kombi. Uma moradora relatou que a abordagem ocorreu nesta manhã no prédio onde dois parentes dela moram, no Jardim Europa.

Falsos funcionários

Ela afirma que a mulher tocou o interfone de praticamente todos os apartamentos, e por sorte nenhum morador deixou eles entrarem. A mulher informava aos moradores que era funcionária da Vigilância Sanitária e que precisava entrar para fazer o teste do novo coronavírus nas pessoas da residência ou apartamento.

O mesmo teria ocorrido em residências no Jardim Vergueiro. Um dos moradores chegou a chamar a Polícia Militar pelo 190. A Prefeitura de Sorocaba afirma que a Vigilância Sanitária não realiza esse serviço e que todas as amostras em relação ao novo coronavírus são coletadas em unidades de saúde.

“Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente são solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos, internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo, devido à situação pandêmica”, diz.

Além disso, a Prefeitura de Sorocaba disse ainda que somente os agentes da Zoonoses utilizam veículos Kombis e visitam as casas para dar continuidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zica e febre amarela urbana.

[irp posts="220664" ]

“Por conta do novo coronavírus e obedecendo a recomendação do Ministério da Saúde, os agentes vistoriam apenas as áreas externas das casas (quintais e outras partes). Esses funcionários atuam devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Além disso, as Kombis possuem identidade visual, com o logo da Prefeitura de Sorocaba, da Vigilância em Saúde e da Zoonoses”, esclarece.

Caso a pessoa desconfie de fraude, o nome do agente pode ser consultado pelo telefone 3229-7333 da Divisão de Zoonoses. A Secretaria da Saúde (SES) providenciará comunicados em seus canais oficiais para alertar a população sobre essa situação.

A SES orienta ainda que os moradores acionem a Polícia Militar pelo 190 quando desconfiarem da ação de falsos funcionários. Até o momento, a Vigilância Epidemiológica disse que não recebeu nenhuma denúncia sobre o ocorrido. (Da Redação)