Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba não registra mortes por coronavírus após 21 dias

05 de Julho de 2020 às 16:44
Marcel Scinocca [email protected]

 

Cidade registrou 148 novos casos neste domingo. Crédito da foto: Marijan Murat / AFP

 

Após 21 dias, Sorocaba não registrou mortes por coronavírus em 24h. Levantamento do Cruzeiro do Sul, aponta também que, desde 15 de junho, ou seja, há vinte dias, o número de pessoas recuperadas de Covid-19 na cidade aumentou 256,8%. Esse aumento é proporcionalmente maior que o número de casos confirmados na cidade no mesmo período. As informações podem ser confrontadas com os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde (SES), incluindo o último, deste domingo (5).

Conforme as informações, em 15 de junho, a cidade tinha 1.556 pessoas recuperadas de Covid-19. Com os números divulgados neste domingo, a cidade chegou a 5.553 pacientes recuperados. Ou seja, foram 3.977 novas recuperações.

Numericamente, o quantidade de casos confirmados, entretanto, aumentou mais, com 4.713 novos registros no período. A proporção é levemente menor, de 256,6%. Essa diferente aumenta se, ao número de casos recuperados, forem colados os números de pessoas em recuperação. Aí, o crescimento proporcional sobe para 276%, sendo o crescimento 20% maior que o de casos confirmados.

Na primeira quinzena de junho, a SES mudou o modo de divulgar dados sobre pessoas recuperadas e pessoas em recuperação. Os números passaram a ser divulgados de forma separada. Pessoas em recuperação são as que estão em isolamento domiciliar, ou seja, em tese, não apresentam casos em que sejam necessárias internações.

Com relação aos óbitos, desde 14 de junho que a cidade vinha registrando perda de vidas diariamente para o novo vírus. Houve datas em que foram registrados oito óbitos em 24 horas, caso de 24 de junho. A última data em que a cidade não havia registrado morte pelo coronavírus foi em 14 de junho.

Outros dados deste domingo

Por outro lado, neste domingo a cidade novamente voltou a ter o maior número de pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com as informações, 82 pacientes estava nesse tipo de leito. Eram 81 no sábado (4) e 78 na sexta-feira (3). Desses pacientes, 46 estavam com casos confirmados da doença, enquanto que outros 36 estavam com suspeita.

Houve a confirmação de mais 148 novos casos de Covid-19. A cidade também passou de 316 para 340 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Cinco óbitos estão em investigação por conta da doença. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 9.917.

Com relação à ocupação de leitos, a situação mais complicada estava na Santa Casa, com 100% de ocupação dos 35 leitos de UTI e 90% nos 10 leitos de enfermaria. A Santa Casa é a principal referência para Covid-19 quando se trata de moradores de Sorocaba. O hospital de campanha voltou a ter ocupação de 80% neste domingo.

O hospital Adib Jatene, que tem 35 leitos UTIs, tinha duas vagas disponíveis. A unidade também tinha 100% de ocupação de seus 16 leitos de enfermaria. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha 12 de seus 20 leitos de UTIs ocupados. As duas unidades de saúde são referência para 48 cidades da região.