Buscar no Cruzeiro

Buscar

Principais unidades de saúde de Sorocaba começam a receber desinfecção

28 de Março de 2020 às 08:14

UPH da zona norte de Sorocaba foi a primeira a receber a desinfecção por conta do novo coronavírus.

A Prefeitura de Sorocaba deu início na noite desta sexta-feira (27) à desinfecção das principais unidades de saúde da cidade. A ação tem como objetivo prevenir e combater o novo coronavírus e ocorre por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Na noite desta sexta, a desinfecção teve início às 22h na UPH Zona Norte, localizada na confluência das avenidas Ipanema e Itavuvu. A ação é realizada com a utilização do hipoclorito de sódio, um produto altamente desinfetante, que a autarquia utiliza em suas unidades de bombeamento e tratamento de esgoto.

Segundo o Saae, o trabalho vai ser desenvolvido nos próximos 60 dias, incluindo as Unidades Pré Hospitalares (UPHs) das zonas Leste, Oeste e Norte e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden.

Utilizando um caminhão-tanque, especialmente preparado, e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tais como macacão, luvas, botas e máscaras apropriadas, os servidores da autarquia lavaram a fachada da unidade, incluindo a rua, calçada e rampa de acesso. Eles aplicaram o hipoclorito por meio de mangueira também específica, visto que o produto possui propriedade corrosiva.

UPH Zona Oeste

Na sequência, a equipe do Saae Sorocaba se deslocou até a UPH da Zona Oeste, localizada na avenida General Carneiro, altura do número 1.600, onde o mesmo trabalho de desinfecção foi desenvolvido.

De acordo com a programação estabelecida, neste sábado (28) a desinfecção vai ocorrer na UPA do Éden, localizada na avenida Independência, e na UPH Leste, no final da avenida Coronel Nogueira Padilha.

[irp posts="232995" ]

A partir da próxima semana, às segundas-feiras, o trabalho ocorre nas UPHs Norte e Oeste; e às terças-feiras na UPA Éden e UPH Leste. Já nas quintas-feiras nas UPHs Norte e Oeste e às sextas-feiras na UPA Éden e UPH Leste. Sempre com início às 22h, numa dinâmica que garantirá que cada unidade seja desinfetada duas vezes por semana.

A decisão de realizar a desinfecção das principais unidades de saúde da cidade ocorreu durante uma das diversas reuniões coordenadas pela prefeita Jaqueline Coutinho.

Após tomar conhecimento do produto utilizado pelo Saae, ela solicitou que o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, estabelecesse uma logística para a aplicação do hipoclorito, como mais uma medida para frear o avanço do coronavírus em Sorocaba. (Secom Sorocaba)