Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia do novo coronavírus atrasa o Dia de Sobrecarga da Terra

24 de Agosto de 2020 às 11:04

Cena inusitada Redução nas emissões de CO2, com a menor circulação de veículos, é um dos principais fatores por trás da mudança histórica. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (31/3/2020)

 

O Dia da Sobrecarga da Terra foi registrado em 22 de agosto de 2020. Segundo a Global Footprint Network, a boa notícia é que esse marco não acontecia tão tarde há 15 anos.

Na prática, o estudo indica que o planeta esgotou no sábado (22) os recursos naturais que tinha para 2020. Segundo a Global Footprint Network, a pandemia do novo coronavírus ajudou a adiar o Dia da Sobrecarga da Terra para data mais distante em uma década e meia.

As reduções na colheita de madeira e nas emissões de CO2 da queima de combustíveis fósseis são os principais fatores por trás da mudança histórica no crescimento a longo prazo dessa sobrecarga ecológica da Terra. Os dados são da própria entidade.

Mudança

De acordo com a Global Footprint Network, a contração repentina da sobrecarga da Terra ano após ano, no entanto, está muito longe da mudança intencional que é necessária para alcançar o equilíbrio ecológico e o bem-estar das pessoas. "Imaginamos um mundo onde a humanidade vive de acordo com o orçamento ecológico de nosso planeta por projeto, e não por desastre, para que todos prosperem dentro dos meios da Terra", informa a entidade.

O conceito Sobrecarga da Terra foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation. Trata-se de uma organização parceira da Global Footprint Network.

Segundo os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século. (Da Redação)