Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiscalização fecha 82 bares em Sorocaba após decreto

21 de Março de 2020 às 14:43

Trinta restaurantes foram verificados quanto à distância mínima de um metro entre as mesas e a proibição da venda self-service. Crédito da foto: divulgação/Secom

 

Um total de 82 bares de Sorocaba foram fechados na noite de sexta-feira (20) por equipes  de fiscalização da Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias em operação que acompanhou o cumprimento de um decreto assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho com novas medidas visando conter a proliferação do coronavírus (Covid-19) na cidade.

Segundo a prefeitura, 120 estabelecimentos foram fiscalizados, e além do fechamento desses 82 bares que estariam descumprindo o decreto, oito academias foram fechadas. Trinta restaurantes foram verificados quanto à distância mínima de um metro entre as mesas e a proibição da venda self-service.  “A operação que realizamos ontem foi de orientação para que os comerciantes entendam quanto as necessidades sociais e de saúde pública. Vamos intensificar essas operações e depois passaremos a aplicar as penalidades previstas”, disse o chefe de Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Pedroso de Proença.

Entre diversas medidas adotadas e contidas no Decreto nº 25.661, assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho e publicadas na edição de sexta-feira (20) do Jornal Município de Sorocaba, está a suspensão, enquanto durar o estado de emergência, do funcionamento de estabelecimentos que explorem a atividade de bar, cinemas, teatros, casas de espetáculos, shows, boates, salões de festas, clubes, academias e outros estabelecimentos que aglomerem grande número de pessoas.

Neste sábado, o governador João Doria (PSDB) decretou quarentena de 15 dias em todo o estado de São Paulo; Os restaurantes e bares poderão funcionar só com delivery.

 Casos suspeitos

 De acordo com dados divulgados no final da tarde de sexta-feira (20) a cidade conta com 78 casos suspeitos de coronavírus (COVID-19). Tratam-se de moradores de Sorocaba. O primeiro caso suspeito foi registrado no dia 26 de fevereiro.

Até o momento, além dessas suspeitas, 13 notificações foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença. Ainda não há previsão do resultado, mas, assim que esteja concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar que os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, até o resultado dos exames. (Da Redação)