Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aumentam internações de pacientes com confirmação de Covid em Sorocaba

30 de Janeiro de 2021 às 17:33
Marcel Scinocca [email protected]

Ocupação dos leitos Um dos 161 leitos de UTI de Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O número de pacientes residentes em Sorocaba, que estão internados com confirmação do novo coronavírus, voltou a aumentar neste sábado (30), segundo dados do censo diário de leitos Covid da Secretaria de Saúde da cidade (Ses). Ao menos 100 pessoas estavam em leitos de enfermaria e de UTI, na rede de saúde. Conforme as informações do boletim epidemiológico da Ses, também da data, 53 novos casos foram registrados, além de 105 recuperados e uma morte.

No caso das internações, o número de pacientes residentes na cidade é o maior em seis menos e só não é ultrapassado pelos dados do pico da pandemia, no final de julho e início de agosto. O total de internações, contando com os casos suspeitos, era de 155, levemente maior que na sexta-feira (29), que tinha 154 pacientes.

Cenário global dos leitos

Nesse contexto de internações, é preciso distinguir o número de pessoas internadas em Sorocaba entre os residentes na cidade e entre as internações de pacientes de outros municípios, que são atendidos nos hospitais particulares -- três -- e nos hospitais que atendem o SUS estadual -- duas unidades.

Quando se olha o número global de internações, ou seja, contando com esses pacientes de outras cidades e que estão internados em Sorocaba, o número vai a 220. São 106 pacientes em enfermaria e 114 pacientes em UTI. A taxa de ocupação é de 78,5% em enfermaria e de 70,8% em UTI. Contando enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva, a cidade tem 296 leitos, com taxa de ocupação de geral de 74,3%.

Outros dados

A Ses registrou aumento nos recuperados da Covid-19 neste sábado, chegando ao total de 30.310, com 105 novas recuperações. Os casos confirmados com a doença passaram de 31.447 para 31.500, com 53 novos registros. O total de pessoas em recuperação era de 449. A cidade também apresentou aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 218 para 449. O número de descartados por resultados negativos da doença foi a 80.678.

Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 641, com uma nova morte. Trata-se de um homem de 84 anos, sem comorbidades. Ele faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 30 de janeiro. Sorocaba não tem óbitos em investigação. A taxa de letalidade no município é de 2,03%.