Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anvisa anuncia monitoramento de produção e distribuição de oxigênio

13 de Março de 2021 às 20:03

Cilindros de oxigênio em fábrica de Sorocaba. Crédito da foto: Cortesia/ Secom Sorocaba 24/07/2020)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (13), por meio de um edital no Diário Oficial da União, que empresas, fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal terão que informar toda quarta-feira sobre sua capacidade de fabricação, envase e distribuição de acordo com sua área de atuação.

Além disso, as empresas também devem informar, igualmente toda semana, a quantidade de produto demandada tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Adotar essa medida foi uma forma encontrada para monitorar a situação e minimizar o risco de desabastecimento, como ocorreu no Amazonas, em janeiro.

“Dessa forma, o Ministério da Saúde poderá ter previsibilidade sobre o abastecimento de mercado, permitindo a adoção, em tempo hábil, das medidas necessárias à garantia de fornecimento do oxigênio medicinal”, informou a Anvisa.

A agência reguladora disse que o primeiro envio de informações deve trazer os dados dos últimos 60 dias. Para os envios seguintes, a informação prestada será semanal.

"A coleta de informação acontecerá pelos próximos 120 dias, a contar da data de publicação do edital e os dados, de caráter confidencial, deverão ser apresentados pelas empresas para cada um de seus estabelecimentos”, finalizou o órgão. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)