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Corrida

Diferenças entre correr na rua e na esteira

Artigo apresenta sugestões de aparelhos de academia que ajudam no treino para corrida

07 de Julho de 2022 às 00:00
Corrida de rua e corrida na esteira gerem dúvidas entre corredores.
Corridas de rua e de esteira podem ser positivas ou negativas. (Crédito: Depositphotos.com)

A corrida é uma atividade física de alto gasto calórico presente no dia a dia de muitas pessoas. Alguns a utilizam com o intuito de emagrecer. Alguns apenas correm por terapia e para se sentirem bem. E outros, gostam de sentir a euforia do momento para cruzar a linha de chegada da competição. Logo, entre a comunidade de corredores surge uma dúvida, qual a diferença de correr na rua e na esteira? Está na hora de esclarecer essa questão!

De acordo com profissionais de Educação Física, a diferença entre as duas atividades é a parte física.

“Quando você está fazendo na esteira, tem menos impacto. Hoje em dia, tem esteiras que são super modernas e diminuem o impacto. No ar livre, tem muito a ver com espaço, como está o chão, se está plano ou tem buraco. Isso acaba prejudicando o aluno iniciante, aquele que quer começar a correr. Mas, a diferença é que na esteira você controla a velocidade e ao ar livre usa a sua mecânica, isso é física. Então, é muito mais difícil correr ao ar livre, pois a esteira é mais leve e com menos impacto." Rodrigo M.

Durante a pandemia, a grande maioria da população deixou de praticar exercícios e alguns saíram de uma ótima rotina de treinos. Rodrigo defende a importância de executar atividades físicas, independentemente da pandemia. “O mundo está mudando o tempo todo. Temos que se adaptar as mudanças. A primeira coisa que você tem que fazer é se cuidar, não deixar que nada externo atrapalhe a sua saúde, seja ao ar livre, na academia, manter a higiene pessoal, passar o álcool, mas não deixar de se cuidar. Isso é muito importante para a sua imunidade, para a sua mentalidade, e não deixar nada te abalar, porque o problema que temos na nossa vida, é nossa mente, o nosso eu”, conclui.

Após ouvir a opinião de um profissional sobre a grande dúvida entre a corrida na esteira e a corrida na rua, Tati Bergamo, engenheira ambiental e corredora amadora destaca o seu ponto de vista sobre as diferenças. “Principalmente nos fatores externos. Na esteira você consegue controlar a temperatura. Na rua o vento muda muito, a inclinação é diferente. Na esteira você coloca a velocidade x e sempre será essa velocidade. Dependendo do treinamento, a esteira pode ser melhor, pois você consegue manter uma constância. Já na rua, diversos fatores podem mudar seu ritmo”. Tati cita também que sente diferenças físicas quando pratica as corridas distintas, nesta matéria publicada no site Correio do Estado.

Com base nisso, neste artigo há algumas dicas de aparelhos que você pode utilizar na academia para potencializar seu treino para corrida de rua. Os aparelhos escolhidos fortalecem as articulações e os principais produtores de força.

1) Máquina adutora

Este aparelho promove a estabilização dos quadris e pelve. Funciona também como extensores do quadril na corrida (as forças de extensão do quadril aumentam à medida que você acelera).

2) Cadeira flexora

Mais uma máquina que te ajudará muito nos treinos! A cadeira flexora fornece mais estabilidade e suporte. Assim, você se concentrará melhor nos posteriores de coxas.

3) Cadeira extensora

Como seus quadríceps são os principais amortecedores dos seus joelhos. Neste exercício, a extensão da sua perna desafia esses músculos em toda a amplitude do movimento.

4) Leg Press

Este aparelho permite o trabalho das pernas individualmente sem que você se preocupe com problemas de estabilidade enfrentados em movimentos de peso corporal.

Os treinos na rua são tradicionais para algumas pessoas, porém para outros a esteira se torna uma opção mais fácil e rápida. Entretanto, os aparelhos da academia podem ajudar na sua preparação. E para você, qual o lugar ideal para correr? Na rua? Esteira? Ou até mesmo na areia? Bom, independente disso, se prepare bem, mantenha o foco nas suas atividades e tenha um bom treino!