Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Cooperação técnica quer melhorar a competitividade na agricultura

Acordo foi assinado na terça-feira (21) pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara, durante visita à Ceagesp na capital paulista

25 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (26/8/2020))

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), está promovendo uma parceria de cooperação técnica para o aumento da competitividade dos produtores rurais do município e região. O acordo foi assinado na terça-feira (21) pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara, durante visita à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) na capital paulista. Atualmente, o PTS possui o Arranjo Produtivo Local (APL) e o Agrotec, do qual fazem parte oito municípios, com mais de 700 produtores rurais inscritos. Com o apoio da Ceagesp será possível oferecer capacitação para aumentar a eficiência na agricultura regional.

Banco de alimentos

A Prefeitura de Piedade inaugurou nesta sexta-feira (24) a sede do Banco de Alimentos “Ney Domingues”, na rua José Marciano, 61, Vila Olinda. “Isso garante condições ideais para o aumento nas arrecadações, pois temos um espaço maior para armazenar os alimentos”, informou a administração municipal. O prédio foi cedido gratuitamente pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Atualmente, o Banco de Alimentos de Piedade beneficia famílias em vulnerabilidade social e entidades assistenciais do município. Em 13 meses de funcionamento, o banco já distribuiu 64 toneladas de alimentos. Agricultores, hipermercados, supermercados, feiras, sacolões e indústrias podem se cadastrar e fazer suas doações.

Feira de adoção

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove neste sábado (25), das 9h30 às 16h, a feira de adoção de adultos e filhotes de cães e gatos no Parque Natural Chico Mendes, localizado no Alto da Boa Vista. A ação faz parte do “Sorocaba PET Show”, evento que contará com atrações às famílias voltadas à causa animal. Na ocasião será lançado um aplicativo para adoção de animais de estimação na cidade.

Região de Itapeva

Na segunda-feira, 27 de julho, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) estará em Itapeva em uma visita dentro do programa Governo na Área. No mesmo dia, ele deve inaugurar a Casa do Agricultor em Capão Bonito.

Reajuste de salários

O reajuste mediano dos salários obtidos nas negociações salariais em junho é de 12%. Em maio, o reajuste mediano foi de 12,3%, segundo o boletim mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe): Salariômetro - Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas. Segundo os dados, em junho a quantidade de convenções coletivas tabuladas foi maior em relação a acordos coletivos. Essa taxa deve diminuir, com a disponibilização da mais acordos coletivos, segundo a Fipe. Já o reajuste real consolidado deste ano, que teve 5.625 negociações, ficou, até agora, sem variação.