Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Entre tradição e inovação, Ofebas celebra 59 anos

Organização sem fins lucrativos reforça ainda mais as ações sociais e o atendimento humanizado em suas três unidades

22 de Novembro de 2025 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Organização conta com três unidades e tem planos de expansão
Organização conta com três unidades e tem planos de expansão (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com o propósito de oferecer despedidas dignas às famílias enlutadas, há 59 anos surgiu em Sorocaba, no dia 23 de novembro de 1966, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas). De lá para cá, muita coisa mudou, novas tecnologias e formas de homenagem surgiram, mas algo se manteve: o acolhimento e a responsabilidade social, presentes em diversos projetos da instituição.

Atualmente, são três unidades: duas em Sorocaba — no Jardim Santa Rosália e na zona norte, inaugurada no ano passado — e uma em Votorantim. Em todas elas, as equipes, sobretudo aquelas que atuam na linha de frente, são treinadas para oferecer um atendimento humanizado, garantindo que cada experiência seja única.

“Investimos continuamente em capacitação, em processos modernos e, sobretudo, em iniciativas que fortalecem o vínculo com a comunidade. É esse olhar humano e de constante evolução que sustenta nossa história e reforça nosso papel social”, esclarece a gerente-geral, Patrícia Peixoto.

Modernidade e inovação caminham juntas na Ofebas e podem ser percebidas em diferentes momentos. Entre eles estão as formas de homenagem, que vão desde o velório on-line, às medalhas como a Mizpah — item dividido em duas partes, ficando uma com o ente querido e a outra com a família — e os cristais, que podem ser confeccionados com cinzas, mechas de cabelo humano ou pelos de pets.

Outro ponto que mescla inovação e acolhimento é a presença do Max, cão “aussessor de acolhimento”, nos salões de velar. Simbolizando todo o amor que os pets têm a oferecer, ele tem a missão de acolher as famílias enlutadas, oferecendo mais um meio de conforto em um momento carregado de emoção.

Todas essas iniciativas não são apenas percebidas, como também aprovadas por quem passa pelo velório. “Sempre ouvi falar bem do atendimento da Ofebas e, quando precisei, fui muito bem acolhida, com clareza nas informações desde o primeiro contato. No velório tivemos um acolhimento incrível de todos os funcionários, desde a recepção até a limpeza”, afirma a assistente social Leandra Faria Campos, que recentemente teve uma perda na família.

“É uma trajetória que nos orgulha, não apenas pela tradição, mas pela confiança que a comunidade deposita em nós há quase seis décadas. Seguimos firmes na missão de oferecer um serviço digno, humano e sensível, respeitando e honrando as memórias”, salienta o presidente, Geraldo Santiago Hidalgo.

Para além do salão de velar

Na Ofebas, a atuação vai além das cerimônias de despedida. Famílias em situação de vulnerabilidade podem contar com o programa Continuar a Viver, que oferece assistência para lidar com o momento de dor e seguir adiante, seja por meio do apoio psicológico ou da garantia de direitos. A iniciativa recebeu o Selo Social, certificação concedida a serviços que demonstram compromisso com a causa. Neste ano, os atendimentos psicológicos foram estendidos para os associados que passam pelo luto, mediante agendamento e condições.

Compromisso social

Falta um mês para 2025 se despedir, mas, ao longo dos últimos 11 meses, a Ofebas realizou diversas iniciativas e projetos sociais. Entre eles, a revitalização da ala pediátrica e implantação de uma brinquedoteca no Hospital Municipal de Votorantim, e a doação de 6.656 caixinhas de água de coc thja o aos pacientes oncológicos da Santa Casa de Sorocaba.

Já o Assessoramento Técnico, capacitação gratuita da Ofebas voltada ao terceiro setor, contemplou 32 organizações na edição deste ano. Ao todo, 22 projetos foram apresentados, dos quais três são selecionados e recebem um aporte financeiro de R$ 10 mil cada.

As ações comunitárias incluem ainda atividades voltadas ao público infantil. Em outubro, a Festa do Dia das Crianças no Projeto Alegria reuniu 110 participantes em atividades recreativas. Já em dezembro, a programação segue com a realização do Natal Mágico, no dia 6, das 13h às 17h, na praça do bairro Vitória Régia, com atrações culturais e recreativas abertas à comunidade.

Ação especial

Em comemoração aos 59 anos, a Ofebas realiza durante o mês de novembro uma ação especial. Ao fechar um plano da organização, o novo associado estoura um balão que pode oferecer três tipos de prêmios: até 59% de desconto na adesão, brindes exclusivos ou parcelas premiadas. Mais informações pelas redes sociais @ofebassocial e pelo Whatsapp 15 99849-2146.tha

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos