Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unimed

Dermatologista alerta para a importância dos cuidados com a pele no verão

20 de Dezembro de 2024 às 22:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
UNIMED
UNIMED (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O sol é um dos grandes aliados da saúde do ser humano. A luz do sol pode melhorar o humor, diminuir a pressão arterial, fortalecer nossos músculos e até mesmo nosso sistema imunológico. Mas a exposição ao sol deve ser criteriosa, já que o sol também pode causar uma série de doenças, entre elas o câncer de pele.

O câncer de pele é o tumor mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país. Entre as variações da doença, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente e tem altas taxas de cura se for detectado e tratado precocemente.

Segundo a dermatologista Rosana Doci, o câncer de pele tem maior incidência em pessoas com mais de 40 anos e é causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. “O câncer de pele pode ser classificado de duas formas: câncer de pele melanoma, que tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele e é mais frequente em adultos brancos; e o câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.”

A dermatologista destaca que os principais sintomas do câncer de pele são manchas pruriginosas (que coçam), descamam ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. “O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele, que ocorre graças à exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol ou a outras fontes, como câmaras de bronzeamento artificial. Ele aparece principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas”, explica.

Ela lembra que pessoas de pele negra, apesar de possuírem maior quantidade de melanina, também precisam de proteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

Como prevenir o  câncer de pele

Com a chegada do verão é natural que as pessoas se exponham mais ao sol em praias, piscinas ou parques. Nada disso é proibido, segundo a dermatologista, mas deve ser feito seguindo algumas regras, como o uso do protetor solar diariamente, inclusive, nos dias nublados; evitar a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos e danosos; e lançar mão de acessórios como chapéus, bonés, óculos de sol com proteção UV e roupas de manga longa que tem proteção solar. “O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e reaplicado a cada três horas. Se a pessoa entrar na água, o tempo deve ser reduzido para duas horas”, alerta.

Outra orientação é ficar longe de câmaras de bronzeamento, que são fontes artificiais de raios UV e que aumentam o risco de câncer de pele; e consultar um dermatologista assim que encontrar alterações na pele ou um sinal suspeito. “Algumas pessoas com pele clara devem ainda fazer mapeamento de todas as pintas do corpo para que o dermatologista avalie riscos antes mesmo da doença aparecer.

Além disso, a exposição ao sol pode causar o ressecamento da pele e a hidratação deve ser reforçada. “A hidratação com produtos adequados para cada tipo de pele deve ser reforçada e a ingestão de água, sucos naturais e até isotônicos tem que aumentar para que a pele fique hidratada de dentro para fora. Tomando esses cuidados, todos podem aproveitar o verão com mais segurança”, garante a dermatologista.

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios. A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 120 mil clientes diretos, além de outros 90 mil atendidos via intercâmbio. A cooperativa conta com diversos pontos de atendimento como o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro, Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), Intercâmbio, Unidade Avançada Zona Norte (atendimento assistencial e Pronto Socorro 24h localizado no Shopping Cidade), Unidade Iguatemi (atendimento assistencial e comercial localizado no shopping Iguatemi Esplanada) e Unidade JK, além de 3 farmácias e um Centro de Distribuição de Medicamentos. A cooperativa também conta com pontos de atendimento nas cidades de Boituva, Piedade, Porto Feliz. Atualmente, a instituição é formada por mais de 1.100 cooperados e cerca de 2.800 colaboradores. O Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos e qualificados das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed Nacional. Por essa razão, é considerado uma referência, sendo capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos – como coração, fígado, medula óssea, entre outros.

 SERVIÇO

Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro
Endereço: Rua Antônia Dias Petri, 135 – Parque Santa Isabel - Sorocaba-SP
Contato: (15) 3229-3000
Atendimento 24 horas