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AUssessor

Ofebas tem um novo assessor de acolhimento pet, o Max

Iniciativa visa relação benéfica entre humano e pets, com a proposta de acolhimento que o ‘AUssessor’ pode oferecer aos enlutados

09 de Março de 2024 às 23:00
Thaís Marcolino [email protected]
Max é da raça golden e será ‘assessor’ de acolhimento
Max é da raça golden e será ‘assessor’ de acolhimento (Crédito: Divulgação)

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) tem um novo membro na equipe: o Max. O cãozinho da raça golden será o ‘assessor’ de acolhimento da Ofebas. A presença dele tem como objetivo a acolhida às famílias enlutadas, proporcionando conforto emocional, assim como auxílio na redução da tensão, tristeza e sentimento de solidão, oferecendo uma presença amigável durante os momentos difíceis.

Para a psicóloga da Ofebas, Ana Laura Costa (CRP 06/179479), a chegada de um mascote traz consigo aspectos positivos, visto que a relação humana x animal está cada vez mais forte na sociedade. “Essa interação ocorre de forma muito natural; está na natureza humana, pois atende a nossa necessidade de vínculo afetivo. Os principais resultados que vemos nessa interação é que através da capacidade de acolher e compreender, o pet consegue regular o estado emocional de cada indivíduo que o recebe”, observa a profissional.

A psicóloga relembra situações em que os pets auxiliam em processos terapêuticos e ressalta a importância dessa proximidade também na vivência do luto. “Um pet tem a capacidade de promover uma conexão pura e sincera sem necessitar de nenhuma palavra. Com isso, os sentimentos de acolhimento e compreensão gerados são capazes de promover ao ser humano que ali interage uma série de benefícios no processo de luto”. Nisso, auxilia as pessoas que estão passando pela perda de um ente querido a lidarem com o estresse, a tristeza, o sentimento de solidão e de incompreensão.

Preparação do ‘AUssessor’

O ‘AUssessor’ chegou à instituição na segunda-feira (4) e passará por treinamento junto aos adestradores Bruno e Carlos Valle. O Max já apresenta uma personalidade acolhedora, disposto a fazer o que é pedido e alegria controlada. Porém, outros pontos ainda serão trabalhados como parte do processo de adestramento.

“Primeiro, vamos enfatizar o que ele já tem de bom e já é característico. Daqui um mês ou dois, será iniciado o adestramento básico, ou seja, andar sem puxar a guia, sentar-se quando solicitado, entre outros”, explica Bruno Valle. O adestrador conta, ainda, que o Max receberá um cronograma de exercícios afim de “queimar” a energia, assim como ter uma alimentação controlada.

“Os nossos cães não são robotizados, então ele precisa ter prazer na função. Todos os pontos serão trabalhados na metodologia sem petisco. Isso significa que os adestradores serão o estímulo para o Max por meio do corpo, postura e tons de voz”, complementa Valle. O adestrador ressalta que tudo será feito de forma leve e repleta de amor, trazendo benefícios para ambas as partes.

Max também irá acompanhar a equipe Ofebas em outras ações e projetos já desenvolvidos, respeitando o tempo, o descanso e o lazer do pet. O nome do novo membro foi escolhido através de votação pelas redes sociais @ofebassocial.

Assistência pet

Além da presença de um animalzinho pelos mais variadores setores da instituição, a Ofebas, tendo consciência da relação humano x animal, tem ampliado seus serviços de olho na necessidade e tendência do atendimento ao ‘público pet’.

“O investimento em assistência pet e mascote pela Ofebas pode estar fundamentado na compreensão do impacto positivo que os animais têm no bem-estar emocional das pessoas, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e compassivo”, comenta a gerente de negócios, Patrícia Peixoto.

A organização oferece a assistência pet sem nenhum acréscimo no valor do plano mensal, válido para contratos a partir de 2020. Planos mais antigos podem solicitar a atualização. No serviço, o associado pode ter um cuidado ainda mais especial com o animal de estimação. Ele abrange transporte do pet para clínica veterinária ou de volta para o domicílio, caso o cliente não tenha condições próprias de fazer; acionamento e/ou agendamento de ‘leva e traz’ para clínicas veterinárias, banho e tosa etc.; agendamento de consultas; indicação de clínicas veterinárias; consulta em domicílio; orientações sobre vacinas e transporte aéreo com pet; atendimento e organização de cerimônia de despedida ou cremação, entre outros.

O associado só precisa acompanhar quantos acionamentos cada serviço permite naquele período de vigência e o valor da cobertura. No caso da cremação (que é coletiva), a assistência cobre até R$ 700,00. Mas, se o tutor tiver interesse pela cremação individual, será responsável apenas pela diferença do valor.

Para outras informações, é possível entrar em contato com a Ofebas pelos telefones (15) 3331-7010, pelo whats (15) 99849-2146 ou então pelas redes sociais da organização (@ofebassocial).

 

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