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CONSTRUTORA PLANETA

Empresário acredita que relações humanas são determinantes para o sucesso da construtora

Ricardo Guimarães tem um perfil diferenciado, consegue valorizar as relações humanas ao mesmo tempo em que fala de negócios e lucro

09 de Março de 2024 às 22:00
Denise Rocha [email protected]
Ícone Planeta é o maior edifício do interior do Brasil e contou com um projeto arrojado e cheio de desafios
Ícone Planeta é o maior edifício do interior do Brasil e contou com um projeto arrojado e cheio de desafios (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Contrutora Planeta está entre as 35 maiores do País e tornou-se a maior com a atuação em uma única cidade. A empresa começou em 1998, na pequena Alfenas, no sul de Minas Gerais. Naquele momento seria uma ousadia imaginar que uma empresa que construia prédios de até três andares iria fazer o Ícone, o maior do interior do Brasil, que precisou até de um estudo sobre o vento, realizado no Canadá.

“Fizemos uma pesquisa em algumas cidades; entre as 20 pesquisadas, estava Sorocaba, com um grande potecial de mercado, segundo os dados do IBGE”, relembra Ricardo Guimarães, presidente da construtora. O fato de um dos sócios conhecer a cidade também ajudou. Mas o encantamento veio mesmo, quan­do estiveram por aqui. Logo, Sorocaba passou a ser o local do empreendimento e de moradia. “Deu liga, viemos para cá. Até tivemos várias oportunidades de expandir as operações e isso algum dia vai acontecer, porque nossa participação no mercado é expressiva, mas até hoje estamos ligados em Sorocaba”, comenta.

59 entregas

De fato, tem sido uma entrega após a outra. A Construtora Planeta fez a entrega da 59º empreendimento em Sorocaba, em 22 de fevereiro deste ano. Trata-se de um complexo residencial pronto para receber os moradores. O Connect Planeta, que conta com um projeto moderno, está localizado no bairro Alto da Boa Vista. A escolha da localização foi uma aposta no futuro do mercado imobiliário de Sorocaba. O empreendimento oferece apartamentos com metragens que variam de 46 m² a 98 m², distribuídos em duas torres de 17 andares, totalizando 204 unidades.

Os moradores terão infraestrutura de lazer, incluindo áreas como coworking, academia, espaço gourmet, salão de festas, quadra esportiva e piscinas. O projeto arquitetônico, paisagístico e de interiores foi desenvolvido pelo escritório Simone Guimarães Arquiteta & Associados. A sustentabilidade, segundo a construtora, também foi uma prioridade com a implementação de tecnologias como lâmpadas LED, energia fotovoltaica para áreas comuns e reutilização de água da chuva.

E como ocorreu nos empreendimentos entregues anteriormente, o conceito e o projeto sempre estão alinhados com uma visão de vanguarda e beleza, defendida por Ricardo. Aliás, os ‘pés no chão’, a clareza e até mesmo a simplicidade desse mineiro são parte da resposta para o crescimento tão expressivo nesse mercado.

A importância das pessoas

“O olho do dono é que engorda o boi, isso na minha visão, não dá para empreender e ficar longe, ficamos à vontade indo na obra todo dia, vivendo a ‘temperatura’ do lugar, conversando com o cli­ente”, explica. Se por um lado o que se espera, ao conhecer o empresário, é alguém focado em números, a surpresa é percebida na voz embargada ao falar dos projetos e das pessoas, sejam colaboradores ou clientes. “Trabalhar com o sonho das pessoas para viabilizar, tornar aquilo possível e ser transparente. Nos envolvemos nos sonhos, a maior compra que a pessoa que faz na vida sem dúvida é a casa, que vai ser o lar. Gosto de me envolver, conversar e sentir o resultado do nosso trabalho, isso é deixar um legado”, explica.

Para o presidente da empresa, a Construtora Planeta também contribui para elevar a exigência do consumidor ao mesmo tempo que cria um padrão. A preocupação com os detalhes começa no projeto, envolve toda a equipe de arquitetura, marketing e vendas. Mesmo a escolha do nome é um processo que leva em conta a necessidade de ter coerência com o conceito da obra. “Estamos sempre indo um pouco além, e os clientes entendem que é possível ter coisas melhores por um preço justo”, revela.

Propósito

Ricardo pensa no futuro, e acredita que esse esforço de pensar além do lucro, é que torna significativo o trabalho que faz no cotidiano. “A maioria vê como compensação apenas o lucro; ficar só em torno disso, perde a motivação. Não faz sentido se não estiver gerando valor para a comunidade, eu prefiro muito mais falar do impacto social do que falar do nosso case de sucesso, que foi começar uma empresa ‘do nada’ e chegar até aqui”, diz.

O resultado tem sido o engajamento da equipe e a realização de ações que extrapolam o ramo de atividades da construtora; são doações, participação em projetos sociais e até mesmo a criação do Circito Planeta de Corridas, que terá três provas neste ano. Aliás, isso ajuda a explicar muito a personalidade do empresário. A relação com a corrida vem de muito tempo e se tornou uma ferramenta importante para superar os desafios. “São 40 anos de prática esportiva ininterrupta. Me trouxe disciplina, saber esperar, aguentar o sofrimento” comenta ao falar das inúmeras provas de longa duração, das quais participou, e continua: “treinar para uma maratona é treinar para sofrer... resiliência, lealdade e jogo limpo”, lista ao falar dos benefícios da corrida.

A entrevista concedida pelo presidente da Planeta, Ricardo Guimarães, é a oportunidade de conhecer um pouco mais do empresário, que durante muito tempo evitava falar em público e nos eventos da empresa, pois se emocionava. Mas agora compreendeu que o mais importante é de fato mostrar-se verdadeiramente. “Acho que essa é a essencia, não deixar de ser quem é, o que vem lá do berço, do meio”, cita.

Em breve, uma obra escrita para os 25 anos da Construtora Planeta também irá revelar detalhes das histórias dos sócios, colaboradores, familiares, amigos e clientes. Por enquanto, vale a pena conhecer outros detalhes revelados na entrevista que dura quase 20 minutos e está disponível no Canal do Youture do Cruzeiro do Sul.

 

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