Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia na saúde

Primeira cirurgia robótica da região é realizada em Sorocaba

A intervenção foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X, um equipamento de 4ª geração

04 de Março de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cirurgia foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X
Cirurgia foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X (Crédito: Divulgação)

O hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro realizou, no dia 30 de janeiro, a primeira cirurgia robótica da região de Sorocaba, sob o comando do cirurgião Bruno Bonilha.

O procedimento foi realizado em uma paciente que possuía endometriose, doença que atinge a mulher, na região do útero. Segundo o médico, responsável pelo procedimento, a cirurgia foi um sucesso.

A intervenção foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X, um equipamento de 4ª geração em tecnologia que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão.

Os movimentos do robô são comandados por meio de um console e o cirurgião tem à disposição uma plataforma com imagem em 3D com alta definição. Isso permite a ele uma maior amplitude nos movimentos de pinças e maior precisão nos procedimentos e incisões menores.

“Sou sorocabano e estou emocionado. Foi muito importante não apenas ser o primeiro cirurgião na cidade a fazer o procedimento, mas também por tratar a patologia da minha paciente”, disse Bonilha.

Thiago Agusto Gomes, que atuou como auxiliar na cirurgia robótica, destacou a importância do procedimento para a área da saúde local, considerando-o um grande avanço tecnológico.

O presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, classificou a cirurgia como um marco histórico não apenas para o hospital como para a saúde da região de Sorocaba.

“A Unimed Sorocaba vem atuando desde 2020 para que a cirurgia robótica se tornasse realidade. Essa cirurgia marca uma nova fase para o nosso hospital, trazendo a uma população de mais de 2 milhões de habitantes da nossa região, clientes ou não da cooperativa, a mais alta tecnologia aplicada à medicina”, declarou. (Da Redação)