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Urbes - Trânsito e Transportes

Várias ações tornam o transporte público uma boa opção

Tarifa reduzida em alguns dias, frota nova e tecnológica, além de aplicativo que facilita o pagamento estão entre os benefícios

13 de Dezembro de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
Cidade passará a ter mais ônibus elétricos; serão escolhidos veículos articulados
Cidade passará a ter mais ônibus elétricos; serão escolhidos veículos articulados (Crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

Daqui a algumas semanas, completará um ano que o usuário, com o cartão social, passou a pagar apenas R$ 1 em domingos e feriados para fazer uso do transporte público.

A iniciativa, com caráter social, estava suspensa há anos na cidade. Contudo, tornou-se mais um atrativo com a vantagem de não ter limite de utilização, permitindo que a pessoa possa passar mais de uma vez na catraca.

O diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, afirma que é preciso um esforço constante para melhorar a prestação do serviço e com isso tornar o transporte público a melhor opção para o sorocabano.

“São realizados estudos para acompanhamento diário. Os ônibus começam a operar às 3 horas da manhã e seguem até à 1 da manhã do dia seguinte, ou seja, são apenas duas horas sem ônibus na cidade”, explica o diretor.

Frota com vida útil em torno de quatro anos

Nada melhor como veículos zero-quilômetro para oferecer mais comodidade para os usuários do serviço.

De acordo com os dados repassados pela Urbes, em 2021, foram incorporados 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45. Neste ano, foram mais 43.

Só que não se tratam apenas de veículos novos, mas sim de modelos modernos, equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio, carregador UBS para eletrônicos e iluminação interior em LED, além de terem maior capacidade.

Na gestão do prefeito Rodrigo Manga, o número de ônibus passou de 300 para 371, ao mesmo tempo em que as linhas saíram de 109 para 119.

De acordo com Barreto, a expectativa é de que, em poucos meses, todos os ônibus tenham ar-condicionado.

Ele comenta que essa cobrança vem do próprio prefeito: “Em Sorocaba, muitas vezes de ônibus, você chega antes ao seu destino, do que se estivesse com um carro particular”, afirma.

Ainda, de acordo com Barreto, por mês, mais de 4 milhões e 500 mil passageiros usam o transporte público; o que dá uma média diária de mais de 200 mil pessoas.

Inovação e tecnologia passaram a ser diferenciais

O conceito de mobilidade urbana leva em conta a facilidade que as pessoas precisam ter para o desenvolvimento de suas tarefas cotidianas, como ir ao trabalho, escola ou lazer.

Existe até legislação federal para regulamentar o tema, estabelecendo um Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

Veículos que operam na área rural possuem sistema pioneiro desenvolvido pela Urbes - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA
Veículos que operam na área rural possuem sistema pioneiro desenvolvido pela Urbes (crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

Isso ocorre devido à importância do transporte na qualidade de vida, levando em conta os gastos que são necessários para se locomover e o tempo para que isso ocorra.

Nesse ponto, as facilidades também são bem-vindas. O desenvolvimento de um aplicativo, sendo o primeiro sistema totalmente digital, que permite o pagamento por aproximação via celular, atende a essa necessidade.

Porém, as políticas públicas também precisam priorizar ferramentas inclusivas para grupos minoritários que usam o serviço. ]

Por isso, o desenvolvimento da ferramenta, que também tem uma versão específica para deficientes visuais e pessoas com baixa visão, é um grande acerto.

“É preciso estar uma passo à frente, pois fazer a mudança é difícil, então, temos de trazer as pessoas, fazendo com que elas mudem a rotina”, afirma o responsável pela Urbes ao dizer que muitas vezes as reclamações ocorrem por falta de conhecimento dos sistemas que são implementados.

Outra iniciativa inovadora, que já conta com mais linhas, cerca de oito no total, é o Sistema Rápido Rural.

Os veículos contam com layout diferente e são ‘preparados’ com suspensão e pneus de trator para operar na área rural.

O projeto foi pioneiro e criado pela equipe da Urbes em abril de 2022. Com isso, mesmo em dias de chuva, as linhas fazem o mesmo trajeto, sem precisar de desvios que tornem a viagem mais longa.

Expectativa é de maior número de ônibus elétricos

Além disso, em alguns meses, vamos ver um número maior de ônibus elétricos pelas ruas.

Como um projeto piloto, foram testados três, mas, segundo o diretor-presidente da Urbes, serão escolhidos outros veículos que utilizam a mesma forma de abastecimento, só que dessa vez serão modelos articulados.

“Nós buscamos informações para descobrir o que seria melhor para a cidade, para o tipo de relevo, levando em conta a autonomia do veículo”, explica Barreto, ao comentar que, em se tratando de mobilidade, é fundamental a realização de estudos técnicos.

Aplicativo permite pagamento por aproximação facilitando a utilização do serviço - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA
Aplicativo permite pagamento por aproximação facilitando a utilização do serviço (crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

Tantas ações têm o objetivo de fazer do transporte público a primeira opção. Desde que a Urbes passou a responder pelo transporte público, em 2021, um novo sistema passou a ser adotado, com linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas Estações de Transferência, possibilitando que o usuário vá de um bairro para outro, pagando apenas uma tarifa.

Para se ter uma ideia, veículos maiores, com as facilidades já citadas, passaram a fazer a ligação entre os bairros e o Centro, enquanto os menores estão nas linhas entre os bairros e miniterminais.

Mais uma obra

A entrega do Corredor Oeste do BRT, que permite a interligação de toda a cidade, será mais uma forma de convencer a população a deixar o carro em casa e escolher o transporte público.

Segundo o diretor-presidente da Urbes, a conclusão está prevista para março de 2024.

Conforme ele, o projeto contempla 30 quilômetros de obras, com novo recapeamento e quase 50 novos ônibus articulados a mais para atender o usuário do serviço.

De fato, ninguém questiona que mais pessoas utilizando o transporte público traz inúmeros benefícios para a vida nas cidades.

Isso significa menor emissão de CO2; menos lentidão; congestionamento e acidentes no trânsito; diminuição de ruídos sonoros, provenientes dos veículos; entre tantas outras vantagens para todos nós.

A entrevista completa com o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, está disponível no canal do YouTube do jornal Cruzeiro do Sul.

Direcione a câmera do celular para o QR Code ou copie o link e assista. Em caso de dúvida sobre o aplicativo ou qualquer das medidas citadas na entrevista, a orientação é entrar em contato pelo 118 ou pelo site da Urbes(Denise Rocha)

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