Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Cirurgias robóticas serão uma realidade na região em janeiro

Hospital da Unimed Sorocaba terá a tecnologia até agora restrita a capitais

31 de Outubro de 2023 às 00:41
Denise Rocha [email protected]
Unimed Sorocaba está entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil
Unimed Sorocaba está entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil (Crédito: Reprodução)

Hospital da Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro - irá ser o pioneiro em cirurgias robóticas na região. A sala que receberá o equipamento está em obras e a previsão para o início dos procedimentos é janeiro de 2024.

 

Até agora a tecnologia avançada é restrita a capitais, principalmente aos grandes centros cirúrgicos de São Paulo. Até mesmo o equipamento de alta tecnologia já foi escolhido.

É o robô ‘DaVinci X’de 4ª geração em tecnologia que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão. Entre os benefícios estão a redução no tempo de internação, menor possibilidade de intercorrências no pósoperatório e uma recuperação mais rápida do paciente.

De acordo com o presidente da Unimed, o médico oncologista Gustavo Ribeiro Neves, a previsão é realizar cirurgias robóticas para situações urológicas, ginecológicas, torácicas, aparelho digestivo, entre outras. Mas antes de mais nada é preciso esclarecer que quem opera é o médico cirurgião, não o robô.

A expectativa é realizar 200 procedimentos em 2024 e chegar a 500 em três anos.‘Em locais como próstata e região pélvica, melhora a performance do cirurgião, lesando menos tecidos; é um procedimento menos invasivo’, explica o médico. No momento, quatro médicos estão preparados para atuar com os robôs; outros 20 profissionais estão sendo treinados.

A recuperação pode ser de até 24 horas, com um ganho muito grande. O domínio dessa tecnologia só confirma o protagonismo entre as operadoras de saúde do país. Com isso, os desafios aumentam para buscar desde a excelência no atendimento até resultados de ganhos reais para a empresa.

O robô ‘DaVinci X’ é o equipamento escolhido para realizar os procedimentos - Divulgação
O robô ‘DaVinci X’ é o equipamento escolhido para realizar os procedimentos (crédito: Divulgação)

Crescimento em números

Foram muitas iniciativas, entre elas a criação de uma jornada digital de atendimento para o paciente, além de obras de expansão. Com isso, vários setores foram impactados. É o caso dos leitos, em 2020 eram 222; em 2024 vão chegar a 286. Já as salas cirúrgicas de 8 vão passar a ser 12.

As estratégias ainda levam em conta outras cidades, com a descentralização no atendimento. Isso é considerado uma prioridade para dar uma resposta rápida aos pacientes que moram em Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí e Votorantim.

Quando o doutor Gustavo é questionado o que representa estar entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil, conforme divulgação recente do Anuário ‘Valor 1000’, ele vai direto ao ponto: o dado reflete confiabilidade. ‘É mais segurança que vamos honrar nossos compromissos; nós queremos ser grandes, mas também bons no que fazemos’, diz.

‘Sempre tivemos em mente ser um serviço de saúde de referência para o país não apenas para a região’, afirma o gestor, que continua: ‘Oferecemos uma estrutura excelente, só em tecnologia, investimos mais de 12 milhões de reais nos últimos três anos, além de termos as melhores remunerações’.

A entrevista concedida no estúdio do Jornal Cruzeiro do Sul durou cerca de 18 minutos. Nela, o presidente da Unimed Sorocaba também explicou sobre outros assuntos, como a expansão, planejamento e desafios, como a criação de um centro de terapias para pacientes oncológicos, que ele chamou de um Câncer Center completo, além de um investimento maior em educação para os profissionais com um polo de ensino. (Denise Rocha)

Galeria

Confira a galeria de fotos