Ofebas
Ofebas oferece grupo online de apoio à saúde mental e ao luto
Iniciativa do setor de psicologia visa ao compartilhamento de histórias e vivências, assim como oferecer acolhimento aos enlutados. Participação é aberta a todos os interessados e acontece de forma gratuita mensalmente
Para alguns, ‘esquecer‘ e não falar mais é a solução. Para outros, externalizar o sentimento da perda e entendê-lo é a melhor maneira. Quando o assunto é luto, não há certo ou errado. Mas, como forma de auxiliar no processo, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) lançou, em julho, seu novo projeto junto ao setor de psicologia: encontros online e mensais de apoio às pessoas enlutadas. A iniciativa é gratuita, aberta para o público acima de 18 anos e válido para todos, independentemente se é associado ou não. O próximo encontro acontece dia 28 de agosto e terá como tema ‘filhos que perderam seus pais‘.
‘O projeto tem como objetivo expandir o assunto luto, que é um tabu na sociedade. Precisamos humanizar o tema, oferecer acolhimento àqueles que necessitam, tanto aos que passaram pela perda de forma recente quanto há algum tempo. É como um grupo terapêutico online para que as pessoas possam se conectar e, juntas, ressignificar o sentimento‘, explica a mediadora dos encontros e psicóloga da Ofebas, Ana Laura Costa dos Anjos (CRP 06/179479).
Para tanto, os encontros acontecem na última quinzena de cada mês via Google Meet, sempre às segundas-feiras, a partir das 19h. A deste mês (agosto) tratará sobre os ‘filhos que perderam seus pais‘. O assunto tornou-se evidente na pandemia, sobretudo com o estudo conduzido por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), que apontou que nos primeiros dois anos da Covid-19 mais de 40 mil crianças e adolescentes perderam seus pais.
‘O luto não é um processo linear. As pessoas são únicas; reagem de forma única. E a sociedade não está pronta para nos acolher da forma mais adequada. Existe até uma cobrança para a superação do luto. Com o nosso grupo, queremos mostrar que nós, da Ofebas, estamos aqui para ouvir, acolher e orientar, porque todos nós merecemos retornar à vida de uma maneira mais saudável após a partida de quem amamos‘, comenta Patrícia Peixoto, gerente geral da organização.
A programação abrange temas para públicos diversos, como pais e filhos enlutados, morte violenta, saúde mental e lutos não reconhecidos, como a perda de um pet. Para participar é necessário se inscrever previamente. Confira o link de inscrição e todas as informações nas redes sociais (@ofebassocial) ou site. A psicóloga também está disponível para quaisquer esclarecimentos ou dúvida por meio do e-mail [email protected]
Outros projetos
Por ser sem fins lucrativos, a Ofebas tem, ainda, dois projetos sociais. O primeiro deles consiste na orientação às famílias enlutadas em vulnerabilidade, com o ‘Continuar a Viver‘, conduzido pelo setor do serviço social e da psicologia. O outro é a capacitação técnica voltada às entidades assistenciais, o ‘Assessoramento Técnico‘, que está em andamento neste segundo semestre. Ambos já receberam, inclusive, o Selo Social -- certificação com o propósito de reconhecer e valorizar os serviços que demonstram compromisso social, estimulando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Campanha de agosto
Em comemoração ao mês de aniversário de Sorocaba, a organização está com uma campanha especial. Quem se associar à Ofebas durante agosto participará de um sorteio, que terá como prêmio duas bicicletas e duas cafeteiras.
Os associados Ofebas, além da assistência funerária, têm direito a benefícios em vida, como o Clube de Descontos, seguro de vida e assistência pet. Para saber mais, entre em contato com o setor comercial pelo (15) 3331-7010 ou WhatsApp (15) 99849-2146.
Apae Run Ofebas 2023
Estão abertas as inscrições para a 2° edição da corrida ‘Apae Run Ofebas 2023‘, a ser realizada em 3 de setembro. Com modalidades de 3, 5 e 10 quilômetros, o trajeto percorre ruas do centro histórico de Sorocaba. Toda a renda será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba.
Para mais informações, basta acessar https://bit.ly/3KkfDQ3. Na quarta-feira (16) haverá, ainda, o sorteio de 15 inscrições gratuitas para os associados Ofebas que manifestaram interesse em participar da corrida em prol da solidariedade. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos