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Saúde bucal

Aumenta em mais de 80% busca por atendimento dentário na rede pública municipal de Sorocaba

02 de Agosto de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
Policlínica oferece várias especialidades odontológicas
Policlínica oferece várias especialidades odontológicas (Crédito: AI PREF SOROCABA)

 

Já estamos no segundo semestre de 2023. Há quem diga que, ultimamente, os meses passam como num piscar de olhos. É por isso que é importante estabelecer metas e prioridades e não esquecer de compromissos importantes. Mas o que isso tem a ver com ir ao dentista? Tudo. Da mesma forma que vamos ao médico com regularidade para verificar as condições gerais da nossa saúde, também deveria ser assim para sabermos como estão nossos dentes, língua, gengiva e céu da boca. Quanto antes se inicia a prevenção, mais fácil é o tratamento.A boa notícia é que muita gente começa a perceber a importância de buscar esse tipo de atendimento. A procura na Rede Pública Municipal aumentou mais de 80% pós-pandemia.

É interessante observar que por muito tempo uma parcela da população não tinha acesso aos serviços odontológicos. Contudo, curiosamente, o país sempre foi reconhecido internacionalmente por estar entre os melhores no desenvolvimento de novas tecnologias no ramo da Odontologia, com um número expressivo de profissionais. Mas o que está contribuindo para aumentar a busca por atendimento foi o desenvolvimento no país de políticas públicas para Saúde Bucal nos últimos anos. Com isso, já é possível perceber novos hábitos por parte da população.

Ir ao dentista deve estar entre as prioridades

"Além de você ter um número maior de pessoas buscando pelo atendimento, temos mais gente que antes não acessava o serviço, sequer a prevenção", Diego Diniz, coordenador de Saúde Bucal - AI PREF SOROCABA
"Além de você ter um número maior de pessoas buscando pelo atendimento, temos mais gente que antes não acessava o serviço, sequer a prevenção", Diego Diniz, coordenador de Saúde Bucal (crédito: AI PREF SOROCABA)

O coordenador de Saúde Bucal do município de Sorocaba, Diego Diniz, explica que houve uma mudança perceptível na procura por atendimento na rede pública municipal. “Durante a pandemia do Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, foi muito difícil. Em um determinado momento tivemos de interromper os atendimentos eletivos e manter apenas casos de urgência”, explica ao falar da dificuldade de acesso ao serviço, além das incertezas enfrentadas pelos profissionais, inclusive com a falta de equipamentos de proteção no mercado.

Segundo ele, quando os atendimentos foram retomados, foi preciso rever a organização e isso foi bom. “Experimentamos outras formas de organizar o sistema de trabalho, conseguir um acesso mais oportuno”, comenta Diego. O que ele diz tem relação com a disponibilidade do paciente em conjunto com a própria oferta de serviços da rede municipal.

“Queríamos algo mais resolutivo. A Odontologia é muito procedimental, então além da consulta preventiva, a ideia era conseguir fazer o procedimento para evitar que o paciente fosse obrigado a fazer vários retornos”, diz. E assim foi feito, diminuindo faltas, tendo um resultado mais positivo no tratamento e permitindo que mais pessoas tenham acesso ao tratamento.

Estatística

“Em Sorocaba o atendimento aumentou em 86%, se comparado com o período anterior à pandemia (veja os dados no box). Além de você ter um número maior de pessoas buscando pelo atendimento, temos mais gente que antes não acessava o serviço, sequer a prevenção”, comemora o profissional ao falar dos bons resultados que podem ser observados por meio das estatísticas de atendimento.

Diego também é professor universitário, por isso mesmo está antenado com novos procedimentos e a necessidade de buscar alternativas para diminuir a falta de conhecimento sobre a importância da Saúde Bucal. Segundo ele, o foco é proporcionar o acesso ao paciente, oferecendo a consulta e solucionando a queixa apresentada.

Atendimentos foram otimizados, reduzindo quantidade de retornos  - AI PREF SOROCABA
Atendimentos foram otimizados, reduzindo quantidade de retornos (crédito: AI PREF SOROCABA)

Um desafio da rede pública é se organizar de acordo com as realidades que são muito diferentes entre si. Cada bairro possui uma necessidade e o atendimento odontológico precisa atender a demanda em função da realidade epidemiológica. “Hoje, ainda, a cárie dentária é o maior problema dental que impacta na saúde pública, um problema de canal ou a extração de um dente decorrem disso. É preciso investir na promoção e na prevenção para diminuir os casos”, comenta.

Consciência

Só que como estamos falando de saúde esse é um assunto que envolve vários personagens e uma mudança de postura. Trata-se de melhorar o autocuidado e ter uma articulação maior entre a família, escola, igreja, empresas, entre outros setores da sociedade, com o objetivo da efetivação de uma política pública. “Existe uma rede fortalecida para lidar com a doença, mas ainda precisamos desenvolver ações de prevenção e promoção. E esse é um desafio que envolve a conscientização”, alerta o especialista.

Desde maio deste ano, a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, passou a integrar a Lei Orgânica da Saúde. Com isso, o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser um direito, garantido por legislação federal. Segundo o próprio Ministério da Saúde, a medida, aprovada pelo Congresso Nacional, em novembro de 2022, prevê o acesso universal, equânime e contínuo dos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente, e a oferta dos serviços odontológicos não pode ser interrompida por gestores, em nenhuma esfera, seja municipal, estadual ou federal.

“O Brasil Sorridente é a maior política de Saúde Bucal do mundo; isso garante o acesso em todos os níveis de atenção por meio da rede pública e permite políticas de financiamento para que ocorra a formação de profissionais”, comemora Diego.

Além da estética

É comum o cuidado com os dentes estar associado a uma questão estética, mas o profissional destaca que isso impacta na qualidade de vida de cada pessoa e conta muito para o bem-estar geral da população. Em relação a muitas cidades, Sorocaba tem uma rede consolidada, que permite um atendimento integral, em vários níveis de atenção, que envolve a oferta de várias especialidades.

“Temos dados que nos permitem dizer que a cobertura no atendimento infantil, na nossa rede municipal, é comparável a países de primeiro mundo. Mas a população está envelhecendo e, com isso, o público vai mudando e ocorrendo uma transição epidemiológica. Precisamos estar preparados”, salienta ao reforçar que bons hábitos são fundamentais para se manter saudável por toda vida, e como não poderia ser diferente, a saúde começa pela boca. 

Conheça as estatísticas de atendimento de Sorocaba

Em Sorocaba as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) possuem equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgião-dentista e auxiliar.

Em 2022, foram mais de 110 mil consultas e 212 mil procedimentos odontológicos.

A Rede Pública Municipal conta com 105 dentistas e 47 auxiliares.

Como são as marcações?

As agendas dos dentistas são organizadas por horário: uma parte para agendamentos feitos com antecedência e outra para atendimento de demanda espontânea.

Quais são os atendimentos?

Os principais procedimentos realizados nas UBS ocorrem em virtude das doenças bucais, causadas principalmente por placa bacteriana, que incluem a cárie e doenças gengivais. Para esse tratamento são realizados desde atividades preventivas como a orientação de higiene oral, profilaxia (limpeza), aplicação de flúor e orientação de dieta até as curativas que incluem: restaurações, raspagens de cálculo e extrações dentárias. Nas UBSs também são feitos atendimentos odontológicos de urgência provenientes de queixa de dor. Se for necessário atendimento especializado nas áreas de cirurgia oral, periodontia, endodontia (tratamento de canal), prótese dentária, lesões de boca e pacientes com deficiência, ocorre encaminhamento para o Centro de Especialidades Municipal, localizado na Policlínica. Os agendamentos são organizados seguindo critérios de prioridade e necessidade.

Sorocaba também possui Unidades Odontológicas Móveis, com atendimento voltado aos escolares da rede municipal, equipe de saúde bucal no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e no Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE) para pessoas portadoras de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISts).

Além disso, existem seis unidades com pronto atendimento odontológico exclusivos para a demanda espontânea e urgência odontológica: PA Sorocaba 1, PA São Bento e PA Laranjeiras, com atendimento em dias uteis das 19h à 0h e fins de semana das 13h às 0h, a UPA Éden e UPA Oeste, diariamente das 13h às 1h, e a UPA Norte, das 10h às 22h. (Denise Rocha)

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