Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde bucal

Você sabia que os dentes podem envelhecer antes do tempo?

05 de Julho de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
Estilo de vida pode influenciar diretamente na saúde bucal, um sorriso bonito é o resultado de bons hábitos
Estilo de vida pode influenciar diretamente na saúde bucal, um sorriso bonito é o resultado de bons hábitos (Crédito: BRAYAN RAUL ABREU GIL POR PIXABAY)

Nosso estilo de vida, desde os hábitos que incluem os horários de se alimentar ou dormir, além da prática de atividade física, também pode influenciar na ‘idade’ dos nossos dentes. Esse é um alerta interessante dado pelo dentista, especialista em endodontia, doutor Gerdy Silveira. Segundo ele, alguns especialistas já têm se debruçado sobre o assunto.

O estresse diário é apontado como uma das razões para o envelhecimento precoce dos dentes. Mas não é a única razão que pode provocar o desgaste dos esmaltes, que funcionam como uma barreira de proteção. O apertamento dos dentes em função de um treino na academia, o bruxismo, que ocorre durante o sono, ou, acredite, até mesmo um shot matinal de limão, pode causar uma erosão nos dentes.

“Tem surgido casos de pacientes novos com desgastes que precisam de reabilitação oral, mesmo sem cárie. Nesse caso, a orientação é segue teu dentista. Ele vai avaliar as causas, que pode ser melhorar o encaixe da mordida, usar uma placa para dormir, cada caso vai ser um”, explica o dentista.

Protelar a ida ao dentista é pior

Com mais de 30 anos de atendimento em Ortodontia, Gerdy sabe bem que alguns temas causam um certo temor nos pacientes. Um deles é o famoso ‘canal’, que é a especialidade com a qual trabalha. “O medo vem da experiência anterior, da dor que a pessoa sente antes de fazer o ‘canal’. Já tem uma história, tem dor e tudo o mais. Mas é no consultório que a gente tira esse medo”, diz.

Geralmente, a demora em buscar um dentista piora a situação. Uma cárie que aumenta, uma fratura que começou pequena, um trauma ou uma batida pode causar a inflamação e, consequentemente, uma infecção.

Com mais de 30 anos de atendimento em consultório, Gerdy ressalta que é fundamental um bom diagnóstico - DENISE ROCHA
Com mais de 30 anos de atendimento em consultório, Gerdy ressalta que é fundamental um bom diagnóstico (crédito: DENISE ROCHA)

A higiene bucal tem uma relação direta com a necessidade de um canal explica o especialista. “Se uma criança não tem uma higiene bucal legal fatalmente vai ter um problema, pode acontecer em qualquer idade”.

Por que fazer um canal no dente?

O dente tem raízes que o seguram na boca. Elas estão em volta do osso. Dentro da raiz do dente, existe um tubo, um canal, com tecido, formado por nervos e vasos sanguíneos. Mas quando se tem uma cárie profunda, uma agressão a esse tecido pode causar uma inflamação ou necrose. Nesses casos, é preciso de um tratamento de canal.

O procedimento é delicado e precisa de cuidados. “É preciso uma boa anestesia para dar tranquilidade ao paciente e tempo”, comenta o dentista ao lembrar de relatos que estão associados a experiências ruins. “As pessoas contam que foram fazer um tratamento de canal e nem pegou a anestesia”, diz. Nesse caso, Gerdy ressalta a importância de atender bem cada paciente. “É preciso tempo para conhecer o problema, fazer o diagnóstico correto e fazer um tratamento de qualidade, se você faz isso o paciente não tem mais trauma”, afirma.

Minimizar o problema em um dente é perigoso. Essa situação tem relação com a falta de conhecimento. Uma infecção é sempre perigosa, em qualquer parte do corpo. O risco de complicações sempre vai existir e por isso o melhor caminho é a prevenção. “Se você não mastiga direito, tem problema estomacal. Se você tem um problema na articulação, pode ter dor de cabeça. Os profissionais precisam sempre fazer o diagnóstico correto”, finaliza.

Encontre um Dentista, uma ferramenta para conectar paciente e profissional

. - DIVULGAÇÃO
. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Morelli Ortodontia, empresa referência no setor, busca sempre inovar e oferecer as melhores soluções. Dessa vez a proposta é facilitar a divulgação dos profissionais de todo o Brasil.

Na plataforma, gratuita e totalmente online, é possível encontrar cirurgiões-dentistas das mais diversas especialidades, que realizam desde uma simples limpeza até a colocação de aparelho ortodôntico. A busca por profissionais e clínicas odontológicas pode ser feita por região. Isso facilita o paciente encontrar um dentista perto de casa.

Os profissionais, que desejarem aparecer na plataforma, podem acessar a área de cadastro, no site e preencher os dados solicitados. Participe dessa rede e seja encontrado com facilidade por quem busca um profissional. Acesse o site www.morelli.com.br/loja e vá até a opção Meus Dados. (Denise Rocha)

É gratuito para pacientes e profissionais.

Para encontrar um profissional para cuidar do seu sorriso, acesse pelo site www.encontreumdentista.com.br

 

Galeria

Confira a galeria de fotos