Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde bucal

A prevenção é a melhor opção

O hábito de respirar pela boca não tem nada de inofensivo

21 de Junho de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
As crianças devem ser orientadas a mastigarem bem os alimentos
As crianças devem ser orientadas a mastigarem bem os alimentos (Crédito: NORBERT PüTZ POR PIXABAY)

Se você deseja dentes bonitos o melhor caminho é desenvolver bons hábitos. E não se trata só de uma questão estética, a sua saúde também será beneficiada com isso. Não é à toa que se diz que o custo da prevenção é menor do que o do reparo. Alguns problemas podem ser evitados com cuidados básicos, como uma escovação adequada, mastigação e respiração corretas.

O dentista Márcio Figueiredo (@drmarciofigueiredo), especialista e mestre em ortodontia e doutor em odontopediatria, orienta todos a mastigar bem os alimentos antes de engolir. Esse é um hábito para ser aprendido principalmente na infância. ‘Você precisa, no mínimo, mastigar 32 vezes um alimento para ele se tornar um bolo alimentar. Já no caso de alguns alimentos fibrosos, deve ser até mais vezes’, reforça Márcio, que inclusive trata desse assunto em suas redes sociais. Os benefícios vão desde uma boa digestão, para evitar problemas gástricos, como o refluxo, até uma sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa come o necessário para estar alimentada, contribuindo com isso também para o controle da obesidade.

O estômago não tem dentes

O que o especialista fala faz todo sentido. Afinal, o estômago não tem dentes. Além disso, a mastigação tem várias funções. ‘Se uma criança não mastiga a quantidade necessária de vezes um alimento, isso influencia na mandíbula ou no palato inapropriados’, explica o especialista.

Só que em uma sociedade cada vez mais acelerada é urgente lembrar da importância de reservar um tempo para ensinar os pequenos e também valorizar o tempo das refeições, se possível, em família. O dentista comenta que no consultório costuma ter um bom retorno dos pais quando isso é respeitado.

É preciso, no mínimo, mastigar 32 vezes um alimento para ele se tornar um bolo alimentar, orienta o dentista Márcio Figueiredo - DENISE ROCHA
É preciso, no mínimo, mastigar 32 vezes um alimento para ele se tornar um bolo alimentar, orienta o dentista Márcio Figueiredo (crédito: DENISE ROCHA)

Mas como aplicar na prática? ‘Eu falo para as crianças começar a contar. Quando o alimento chegar numa consistência de mousse é a hora de deglutir’, comenta o especialista que ainda explica que ele mesmo costuma mastigar até mais de 30 vezes.

Você respira pela boca?

Se a resposta para essa pergunta for sim, esse é um sinal de alerta. ‘O oxigênio quando entra pelo nariz é umidificado, aquecido e vai ser muito melhor absorvido por todos os órgãos e sistemas do nosso corpo’, explica o dentista. A falta de respiração pelo nariz pode ainda atrofiar o palato. ‘O osso do céu da boca é o mesmo do nariz, então se você tem uma respiração bucal, o osso não é estimulado a crescer, o que pode contribuir para desalinhar os dentes. Quando você respira pela boca, muda a postura da língua e o palato vai se tornar pequeno e atrésico (mais estreito que o normal) e pode ocasionar uma má oclusão (fechamento da boca) que podem gerar problemas de fala’, diz. Ele ainda alerta pais e avós: ao perceberem a criança respirando pela boca devem buscar um profissional, pode ser um médico otorrinoralingologista ou um dentista. É possível afirmar que esse hábito não tem nada de inofensivo. O doutor Márcio reforça que ‘quando o ar entra pela boca a amígdala aumenta, se não tratar, isso leva a uma mordida cruzada, que influencia na postura do corpo e na coluna, podendo causar até uma escoliose’. Saiba mais sobre os tipos de mordidas logo abaixo no material informativo da Morelli Ortodontia (@morelliortodontia).

Ou seja, todos precisamos respirar pelo nariz, os nossos pequenos principalmente. ‘O que falta mesmo é saber sobre os assuntos, educação. Tem coisas simples que não são caras. Vamos mastigar os alimentos muitas vezes e respirar do jeito certo‘, finaliza. (Denise Rocha)

Galeria

Confira a galeria de fotos