Saúde bucal
O cuidado com os dentes melhora a autoestima e garante boa saúde
Um sorriso bonito, com dentes bem cuidados, é a certeza de autoestima em dia, mas vai além da estética, tem a ver com saúde. Uma boca saudável é a que proporciona uma boa mastigação, fundamental para a digestão adequada e a melhor absorção dos nutrientes, além de atuar na prevenção de infecções e evitar o agravamento de algumas doenças. Para tratar desse tema, tão importante para a nossa vida, o jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral, preparou uma série de reportagens que o leitor poderá conferir, nos próximos meses, toda quinta-feira.
Desta vez o assunto é a evolução da ortodontia nas últimas décadas e o impacto disso na vida das pessoas. O convidado para falar do tema acompanha de perto o mercado. Trata-se de Oraci Morelli, presidente da Morelli Ortodontia, fábrica localizada em Sorocaba, especializada em ortodontia, presente no mercado há mais de 40 anos. “Comecei a fazer peças de ortodontia quando a carência era muito grande. Estamos crescendo com o apoio de ortodontistas e, felizmente, as pessoas estão se preocupando mais com a saúde dental”, analisa o empresário.
Ele tem razão. Os dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), disponibilizados em 2021, mostram que cerca de 12 milhões de brasileiros frequentaram a cadeira do dentista em busca de qualidade de vida e melhora na autoestima.
Além disso, o avanço da tecnologia e a especialização dos profissionais contribuíram para reduzir aquele ‘medo’ que alguns traziam desde a infância. O temido ‘barulho” na cadeira do dentista não assombra mais. “Isso é coisa do passado, fora que os odontopediatras têm habilidade com os pacientes. Hoje começa com uma anestesia, uma ‘pastazinha’ que é diferente das mais antigas. São tendências para ajudar. Os pais não tem que se preocupar mais, podem e devem levar os filhos desde cedo para cuidarem dos dentes e ensiná-los. Só assim evitaremos problemas futuros”, analisa Morelli.
Mas, independente se a pessoa vai ou não ao dentista regularmente (hábito que todos deveriam ter), desenvolver uma higiene bucal é importante para evitar o aparecimento de doenças ou problemas dentários, como cárie, tártaro, mau hálito, perda de dentes e sangramentos na gengiva.
“A boca é a entrada do alimento. É uma cavidade que tem muita vascularização, muita saliva. Então qualquer infecção em nível de periodontal, entra bactérias na corrente sanguínea e vai atacar a parte mais fraca da pessoa. Ela pode ter um monte de problemas de saúde por não cuidar da boca. Hoje, um problema bem atual é a articulação. A pessoa não percebe que é uma bactéria que entrou pela corrente sanguínea, se alojou na articulação e a mulher pode até ter parto prematuro, pode aumentar diabetes, endocardia, periocardia, entre outros”, explica Oraci.
Tendências
Como tudo na vida, os tratamentos e instrumentos utilizados seguem o processo evolutivo. O empresário acompanha essa evolução ao longo dos anos. “Antes, tinha que bandar todos os dentes e era dolorido para o paciente. Em 1985 passou-se a colocar o bráquete, que é o suporte usado nos aparelhos ortodônticos, e, naturalmente, as peças foram evoluindo. Tem casos que não precisa nem de moldagem da boca, agora há o scanner, então são todos métodos em que a tecnologia entra para melhorar. Toda essa evolução é melhor para o setor, isso acaba atraindo mais pessoas para importância da saúde bucal, os dentistas, os profissionais, enfim, todos se envolvem”, diz o empresário ao comentar sobre o impacto da tecnologia na evolução dos aparelhos.
Como não poderia ser diferente isso impacta diretamento no valor do tratamento odontológico.
“A experiência e o conhecimento fazem com que o trabalho seja mais rápido e até mais barato, ou seja, mexe no custo. E como atraiu muitos profissionais existe a concorrência. Hoje está muito mais acessível para uma pessoa fazer um tratamento dentário.” Diz o presidente da empresa.
Também não tem como esquecer que a boca faz parte do nosso rosto, o “cartão de visitas” de qualquer pessoa. É o que influencia na impressão que passamos numa entrevista de emprego ou em um primeiro encontro. Um belo sorriso, com os dentes bem cuidados, é capaz de mudar a opinião de uma pessoa a nosso respeito. “A pessoa com uma boa estética se sente melhor. Ela fica menos estressada, sorri mais, fica até mais simpática. Eu acho que é importante para a vida. A pessoa acaba vivendo mais feliz”, comenta Oraci.
Cuidar da boca é cuidar da mente
“O cuidado com a saúde bucal é mais importe do que a maioria interpreta. Melhora até a saúde mental da pessoa porque ela se sente melhor, se comunica melhor. Depois da pandemia as pessoas mudaram o conceito da autovalorização e isso está refletindo na odontologia. Cuidar do corpo é cuidar da mente”, finaliza Oraci Morelli.
A Morelli
A empresa, que teve início em 1980 em Sorocaba, foi conquistando seu espaço. Atualmente a Morelli Ortodontia é a maior e mais completa marca de produtos ortodônticos da América do Sul. A empresa, pioneira no setor, é a líder de vendas e referência no mercado odontológico, os produtos fabricados em Sorocaba atendem o Brasil e mais de 70 países. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos