Ofebas
Mechas de cabelo, pelos de animais ou cinzas de cremação podem dar origem a pingentes de cristais e diamantes
Com peças personalizadas e únicas, essa nova tendência de mercado permite homenagear histórias de vida e eternizar momentos, pessoas e seres especiais
Quando o ente querido parte, a família tende a buscar formas de homenagear da melhor maneira aquela história de vida. As mais comuns são por meio das coroas de flores e das cerimônias de despedida. Entretanto, outra possibilidade ainda pouco conhecida é a transformação das cinzas de cremação em cristais ou diamantes de maneira a dar um novo significado ao momento vivido. Com esses elementos, é possível criar pingentes únicos para serem usados, por exemplo, em pulseiras, colares e anéis. A intenção é proporcionar uma nova maneira de ter o ente querido sempre consigo.
Pensando nisso e em como o pós-luto é vivenciado de maneiras diferentes para cada pessoa, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) tem oferecido gradativamente mais possibilidades de eternizar histórias com base em características únicas. ‘Nós procuramos resgatar histórias de vida e oferecer, de certa forma, um registro especial para as pessoas que perderam um ente querido. E com os pingentes, conseguimos fazer com que aqueles que amamos permaneçam sempre bem pertinho de nós‘, explica Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas.
Composição familiar e outras homenagens
As peças personalizadas não são, necessariamente, voltadas apenas para homenagear quem partiu. Elas podem ser solicitadas para outras ocasiões da vida (como noivado, aniversário, casamento, formatura) com objetivo de eternizar momentos, pessoas e seres especiais. Para a produção das joias, são utilizados fios de cabelo ou, no caso dos animais, os pelos, que serão transformados em biodiamantes. ‘Uma possibilidade é juntar mechas de cabelos de um grupo familiar, por exemplo, de mães e filhos ou de um casal, e dar origem a pingentes de diamantes. É a transformação do amor em joias únicas e exclusivas‘, ressalta Patrícia.
Esse serviço é oferecido para qualquer pessoa que tenha interesse, sendo associado ou não da Ofebas. As peças em cristais e diamantes são produzidas em parceria com a empresa The Diamond com técnicas de sustentabilidade da mais alta tecnologia para que não prejudiquem o meio ambiente.
Processo de criação
Tanto os diamantes quanto os cristais podem ser desenvolvidos utilizando mechas de cabelo, pelos de animais ou cinzas da cremação. Para a criação dos diamantes são necessários cinco passos: coleta e cadastro do material, análise da composição química, extração do carbono em forma de grafite da amostra, compactação do material em cápsula e introdução no equipamento (que submete o material à alta pressão e temperatura, transformando o grafite em diamante), e, por fim, a entrega do item a ser transformado em joia para anel, pingente, pulseira ou o que a imaginação criar. Eles estão disponíveis em três cores (amarelo, azul e branco), que variam de 0,5 quilate (aproximadamente 5,2 mm) a 1 quilate (6,5mm).
Já no caso dos cristais, as possibilidades de personalização são muitas. O familiar pode solicitar a inclusão do material em pingentes, miniaturas de cães ou gatos, imagens religiosas, coração pulsante, entre outros. A gerente Patrícia Peixoto, que já visitou o laboratório e acompanhou o processo de produção, garante a segurança da técnica. Todos os clientes recebem, inclusive, certificado de autenticidade.
Tendência da cremação
A cremação, ao longo dos anos, tem sido a opção de muitos brasileiros. Em 2021, segundo levantamento do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), 10% de todos os óbitos no país passaram pelo método. Uma explicação para isso é a mudança de paradigmas e tabus acerca do tema, assim como a percepção do custo, que é mais barato que os trâmites do sepultamento tradicional, e as questões que envolvem a falta de espaço dos cemitérios e o fator ambiental.
O método, existente há milhares de anos, também é o único que dá a chance de proporcionar uma homenagem póstuma ao ente querido. Além da tendência já mencionada dos cristais e diamantes, por meio do serviço de cremação, a Ofebas também oferece as urnas biodegradáveis, que podem ser plantadas. Como são acompanhadas por sementes de uma árvore, elas darão origem a uma nova forma de vida com todo o significado envolvido.
‘Para proporcionar essa e outras possibilidades de homenagens às histórias de vida, constantemente estamos atentos às tendências do setor e em busca de novidades. Buscamos atualizações a fim de oferecer sempre o melhor serviço a nossa população‘, finaliza Patrícia Peixoto.
Campanha de maio
Em comemoração ao mês das mães, a Ofebas realiza a campanha ‘Amor de mãe é infinito‘, que consiste na doação de três caixas de leite (caixas fechadas com 12 unidades cada) no lugar do valor da adesão. Além de adquirir a assistência funerária e familiar, ainda há a oportunidade de ajudar quem precisa. As doações serão destinadas a uma instituição social, visto que a Ofebas é uma organização sem fins lucrativos engajada em causas e ações sociais. Para saber mais, basta entrar em contato com a Ofebas pelos telefones: (15) 3331.7010 (Sorocaba), (15) 3357.9702 (Votorantim) ou pelo WhatsApp (15) 99849-2146. Também pode acompanhar as redes sociais da organização, @ofebassocial. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos