Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Ofebas ganha obra de arte com as telas pintadas no evento de Finados

Obra, que tem como objetivo homenagear as vítimas de covid-19, pode ser conferida na unidade de Sorocaba, localizada no Jardim Santa Rosália

29 de Setembro de 2022 às 14:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ofebas ganha obra de arte com as telas pintadas no evento de Finados
Ofebas ganha obra de arte com as telas pintadas no evento de Finados (Crédito: Divulgação/ Ofebas)

45 telas brancas pintadas durante ação realizada pela Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), no dia de Finados, deram origem a uma grande obra de arte por meio das mãos da artista plástica Júlia Stecca. A obra “O Jardim da Saudade”, que tem mais de três metros de comprimento e mais de dois de altura, pode ser conferida na unidade de Sorocaba, localizada na Rua Braz Cubas, 61, Jardim Santa Rosália.

O evento de Finados organizado pela Ofebas no ano passado, intitulado “Dê cor ao seu sentimento” (em adesão à campanha da Acembra Sincep), buscou homenagear as vítimas de covid-19, já que a pandemia impossibilitou a realização das cerimônias de despedida a fim de evitar a contaminação. Familiares e amigos foram convidados para manifestar os sentimentos através das cores. Foram disponibilizadas telas brancas e tintas em spray.

Depois de pintadas, a artista plástica Júlia Stecca uniu todas as telas através de uma mesma linha da cor branca, representando a vida dos que ficaram. Costurou umas às outras a fim de todos se lembrarem que ninguém passou pela pandemia sozinho.

“Cada detalhe da obra foi pensado com muito carinho. Eu também vivenciei essa dor na pandemia. Em 2020, perdi meu pai para a covid-19. Então cada ponto da costura que uniu as telas representa as mais de 600 mil mortes pela doença no Brasil; representa o ‘vai e vem’ na linha da vida. E todos nós passamos por esse período juntos, de mãos dadas”, pontua Júlia.

Além de unir as telas, Júlia fez uma intervenção artística: realizou uma colagem sobreposta de imagens de dentes-de-leão a partir de cordão de algodão branco. “Como para existir a morte é preciso existir a vida, a obra foi florida com um ‘Jardim de dente-de-leão’, retratando o ciclo da vida através do simbolismo de força e confiança. Esse jardim é fruto das sementes que foram levadas pelo vento, com o nascimento de novas jornadas, o que traz esperança para o futuro”, pontua a artista.

Para a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, é emocionante relembrar a ação de Finados, com a participação das famílias homenageando os entes queridos, e ver a obra exposta no salão de velório. “Essa, com certeza, foi uma linda homenagem à história de vida dos entes queridos, uma história que sempre estará viva em nossas memórias. É uma forma de eternizar as lembranças que aquecem o nosso coração”.

Além da manifestação artística por meio da pintura em tela, o evento de Finados da Ofebas do ano passado foi marcado por música instrumental ao vivo, mesa de frutas e soltura de balões ecológicos. Cada balão carregou consigo uma semente de dente-de-leão, levando a mensagem de força e esperança para um futuro melhor.

A Ofebas é uma organização que preza pela arte e valorização de artistas locais. Nos muros da unidade de Sorocaba também há expressão artística por meio do grafite, realizada pela empresa Fiteart. (Ofebas)

Galeria

Confira a galeria de fotos