Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Saiba mais sobre a cremação

Uma opção para homenagens personalizadas e que colabora com o meio ambiente

06 de Agosto de 2022 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

Quando o ente querido se vai, a família busca formas de homenagear da melhor maneira aquela história de vida. Além da coroa de flores, comum nas cerimônias de sepultamento, a cremação também é uma opção de homenagem, pois os familiares podem escolher transformar as cinzas em pingentes de cristais ou diamantes, guardar a urna em algum ambiente especial ou, então, aspergir as cinzas em um local que tenha sido significante para a pessoa que se foi.

Marcio Coelho, 49 anos, junto aos irmãos, optaram pela cremação após a mãe Ed de Oliveira Coelho, 65 anos, falecer vítima de um infarto fulminante em 2009. O método era comentado pela mãe, porém de maneira informal, já que na família o tema era tabu e apenas depois da morte dela que os filhos definiram o que de fato seria feito.

A urna escolhida foi a mais simples, porque a ideia de Marcio era a de espargir as cinzas em um lugar arborizado, pois isso remetia à infância que a dona de casa teve no interior. Algumas semanas depois do velório, a família recebeu a urna com as cinzas da mãe. Foram até um lugar com muitas árvores e, numa cerimônia íntima e carregada de emoção, as pessoas mais próximas a ela se despediram. O vento levou as cinzas e toda uma simbologia foi criada: “a natureza a está aceitando de volta”. Para o editor de livros e filho de dona Ed, a escolha pela cremação foi a melhor homenagem que ela poderia ter tido. “Foi um momento consternador; cada um fez um pensamento próprio enquanto ia jogando as cinzas. Hoje, eu sinto que ela ficou feliz”, conta.

Assim como a família de Marcio, a cremação tem sido a opção de muitos brasileiros. Em 2021, segundo levantamento do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), 10% de todos os óbitos no país passaram pelo método, o que corresponde a cerca de 172 mil pessoas cremadas no ano passado.

Tendência que compensa

São várias as razões para o aumento da procura por esse tipo de serviço ao longo dos anos. Muitos paradigmas sobre os custos da cremação vêm mudando, bem como questões religiosas. Isso tem proporcionado que muitas pessoas optem pelo serviço de cremação, que é mais barato que os trâmites do sepultamento tradicional.

O sepultamento envolve várias questões, como a compra do jazigo, a taxa de exumação do corpo, a manutenção e a abertura do jazigo para um novo corpo o que é muito desconfortável para as famílias. Tudo isso pode gerar um custo superior a R$ 17.000,00. Já a cremação é paga uma única vez e pode sair cinco vezes mais barata que o método anterior.

Na Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), a cremação custa R$ 3.800,00. O valor pode ser parcelado em até 10x sem juros no cartão. Os associados da Ofebas possuem desconto, proporcionando um valor ainda mais atrativo.

A Ofebas oferece diversos tipos de urnas para a cremação: bronze, cerâmica, biodegradável, metal, entre outras. Também é possível optar por transformar as cinzas em joias e pingentes, de cristais e diamantes. Nesse caso, se houver interesse por alguma joia, a Organização Funerária também oferece toda assistência para a produção.

Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas - DIVULGAÇÃO
Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas (crédito: DIVULGAÇÃO)

“Com a cremação, a pessoa tem diversas formas de eternizar e de trazer o resgate dessa memória por toda a vida. Além das joias, outra opção é a questão do plantio, com as urnas biodegradáveis que carregam consigo uma semente. Plantar uma árvore num lugar em que você e outro familiar terão sempre acesso e, assim, poderem recordar boas memórias e sentimentos é uma homenagem muito bonita. Além de eternizar a história dessa forma, isso também ajuda a otimizar os espaços dos cemitérios, que estão cada vez mais lotados”, explica Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas.

Cemitérios lotados

A lotação que Patrícia cita é comprovada. Evidenciada ainda mais durante a pandemia de Covid-19, a demanda nos cemitérios para os sepultamentos tradicionais aumentou. De acordo com a pesquisa realizada em abril de 2021 pela Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra), em parceria com o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), em um pouco mais de um mês, cemitérios e funerárias tiveram um aumento médio de 79% na demanda. Porém, aproximadamente 8% obtiveram uma procura tão grande que não foi possível atender.

Além do aumento no número de mortes no período da pesquisa, a alta nos preços e a falta de produtos são algumas das dificuldades também enfrentadas pelo setor no período.

Urnas biodegradáveis

A Cremação Ecológica é uma prática que tem como objetivo principal o uso das cinzas da cremação para o plantio de uma muda de árvore. As cinzas são colocadas dentro de urnas especiais Hidro&Ecológicas, que são biodegradáveis e próprias para receber uma semente. Em seguida, é feito o plantio e, após alguns dias, a semente começa a germinar e a crescer. Essa é uma forma de perpetuar a lembrança por meio do cultivo de uma nova vida.

Dentro de urnas especiais Hidro - DIVULGAÇÃO
Dentro de urnas especiais Hidro (crédito: DIVULGAÇÃO)

Na Ofebas, os familiares recebem urnas que contêm sementes da árvore pau de cigarra. O Pau-cigarra é uma espécie nativa, muito ornamental, também conhecida como Cigarreira. Ela ocorre em quase todo o país, principalmente na Mata Atlântica. É uma planta que perde suas folhas no inverno (decídua), precisa de muita luz para seu desenvolvimento e se adapta bem a diversos tipos de solos. Para a arborização urbana é também muito empregada, pois é extremamente ornamental, florescendo por longo período (dezembro-abril). Além dessa característica, possui pequeno porte e forma estreita da copa. É particularmente indicada para a arborização de ruas estreitas sob redes elétricas. A árvore tem de 6 a 10m de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro.

Quem decide espalhar as cinzas no mar, em rios ou em lagos também pode optar pelas urnas Hidro&Ecológicas, que são hidrossolúveis. Basta dispor a urna no local desejado e ela irá se dissolver em até 2 horas. Todo o material, incluindo a alça, é biodegradável e não causa impactos ambientais.

Planos Pró Family

A Ofebas disponibiliza todos esses serviços de cremação tanto de forma particular quanto para associados. Para parentes que desejam compartilhar as cinzas entre si, ainda existem urnas menores para que cada membro da família possa levar parte das cinzas e fazer sua própria cerimônia de despedida.

Com os Planos Pró Family é possível ter acesso aos serviços funerários, além de assistência familiar com benefícios em vida em diversos estabelecimentos parceiros, inclusive com seguro de vida. Também são disponibilizadas locações de bengalas, muletas, cadeira de rodas e de banho e camas hospitalares com o pagamento de uma pequena taxa de manutenção.

Com a cremação existem diversas formas de eternizar e de trazer o resgate dessa memória por toda a vida - DIVULGAÇÃO
Com a cremação existem diversas formas de eternizar e de trazer o resgate dessa memória por toda a vida (crédito: DIVULGAÇÃO)

O Plano Pró Life conta com serviço de cremação para até oito pessoas, sem limite de idade. O Plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o Plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.

Além disso, a Ofebas tem a “Campanha Indique um Amigo”. Associados que indicam um amigo para fazer o plano da organização ganham 3 mensalidades do Pro Family pagas pela empresa, caso o contrato seja fechado.

Clube de Descontos

A organização também oferece aos associados o “Clube de Descontos”, uma plataforma on-line com descontos e parcerias exclusivas em diversos estabelecimentos e sem a necessidade de acumular pontos. Os benefícios estendem-se, inclusive, aos bichinhos de estimação, que cada vez mais se tornam parte da família brasileira.

Entre os benefícios estão cupons de desconto de até 60% em diversos serviços disponibilizados por uma rede com mais de 200 parceiros (nacionais e locais); campanhas promocionais mensais; sorteios bimestrais e conteúdos gratuitos.

Para conhecer mais sobre o clube de benefícios e seus parceiros, basta acessar o link clubededescontos.ofebas.org.br.

Adesão Zero

Como campanha de agosto, mês em que se comemora o aniversário de Sorocaba, onde fica a sede da Ofebas, a organização está com adesão zero em qualquer um dos três planos. A promoção é válida para novos associados de Sorocaba e Votorantim.

Ao ser uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial, a Ofebas desenvolve diversas ações sociais no município. Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos