Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ações sociais

'Continuar a Viver', projeto da Ofebas que oferece assistência às familias enlutadas de baixa renda

Projeto orienta sobre garantia de direitos após a perda do ente querido, com encaminhamentos para emissão de documentos, cursos e vagas de emprego, além de agendamentos na rede pública e privada

10 de Julho de 2022 às 02:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fachada da Ofebas
Fachada da Ofebas (Crédito: Divulgação)

Além da assistência funerária nos momentos mais dolorosos, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), que também é filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, tem um cuidado na administração dos recursos de modo que todo dinheiro arrecadado volte à sociedade. A história da Ofebas vem sendo marcada pela forte atuação social, oferecendo projetos voltados ao serviço social, atendimento psicológico e apoio a outras entidades de Sorocaba e Votorantim.

O projeto ‘Continuar a Viver‘, que tem aproximadamente quatro anos, tem como objetivo prestar apoio e assistência às famílias enlutadas em vulnerabilidade social. Em algumas situações, o ente querido era tido como esteio familiar ou tinha um papel importante nas relações e na organização da casa. Com a dor da perda, muitas vezes a família fica sem saber o que fazer para continuar a vida e é nesse momento que o projeto entra. Além de oferecer toda a assistência funerária de forma gratuita, o setor do serviço social, responsável pelo programa, faz uma análise socioeconômica da família e, de acordo com a possibilidade de atendimento da Ofebas, oferece orientação em diversas áreas, como encaminhamentos para emissão de documentos, cursos e vagas de emprego, agendamentos na rede pública e privada etc. Na própria organização, também é oferecido atendimento psicológico para o acolhimento das famílias enlutadas.

‘Trabalhamos aqui com a vida, não apenas com a morte, porque a nossa preocupação é que as famílias sejam acolhidas e atendidas da melhor maneira possível. Estamos aqui para registrar e homenagear a história do ente querido‘, explica Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas.

O ‘Continuar a Viver’ recebeu reconhecimento do Selo Social, uma certificação concedida aos serviços que demonstram compromisso social, atuando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento sustentável. O Instituto Selo Social atua na mobilização dos setores público, privado e da sociedade civil. A certificação da Ofebas foi voltada ao compromisso com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo eles Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar e Redução das Desigualdades.

Outro projeto social que é desenvolvido pela Ofebas é o assessoramento técnico e financeiro, que tem como objetivo fortalecer e qualificar as entidades e organizações quanto ao planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em sua atuação na defesa e garantia de direitos. Todos os anos as instituições têm a chance de se inscrever e participar do projeto que, em 2022, será realizado entre os meses de agosto e outubro. O prazo para as inscrições terminou em junho.

Além dos projetos sociais voltados para pessoas físicas e entidades, a Ofebas tem um compromisso muito grande com os colaboradores, que também carregam esse sentimento social. Os colaboradores têm o incentivo diário com as campanhas que, algumas vezes, são iniciadas por eles mesmos.

Junior Gaspar, do atendimento funerário, é um exemplo. Em uma das disputas de um torneio de pôquer, do qual ele participa, o dono do espaço pediu a doação de 1 litro de leite para os participantes. E muitos colaboraram. Foram arrecadados 40 litros de leite. Junior junto com o proprietário do estabelecimento, ao verem essa quantidade, direcionaram a doação para a Ofebas oferecer a alguma entidade que estivesse precisando.

A instituição escolhida foi a Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS) que atende pessoas com câncer. Para Junior, essa atitude foi incrível, ainda mais por saber da integridade da Ofebas na questão social. "Foi muito gratificante fazer essa ação; não tem dinheiro que pague o que a gente sente ao fazer isso. É muito gratificante mesmo", contou ele.

Essa gratidão que os colaboradores levam é um dos pilares firmados na Ofebas. ‘É preciso que eles acreditem e repassem para frente os propósitos da nossa empresa. Por isso é tão importante a gente engajar os próprios colaboradores para esse fim social; começar daqui de dentro para fazermos a diferença na sociedade‘, afirma Patrícia Peixoto.

Do outro lado, quem recebe as doações oferecidas pela Ofebas só tem gratidão. ‘Recebemos mais de 800 fraldas por intermédio de uma campanha que eles [Ofebas] fizeram. A ajuda foi de muita importância porque até hoje temos essas fraldas e distribuímos para quem nos procura - claro que com critério, além de dar um alívio enorme na questão financeira da Casa Cattani’, conta a presidente da instituição Thelma Cattani. A Casa Cattani presta apoio a pacientes oncológicos em cuidados paliativos. ‘Então eu tenho uma gratidão muito grande com a Ofebas e pretendo ser parceira deles em muitos momentos. Já nos inscrevemos na capacitação do assessoramento técnico. O apoio que eles dão é impressionante’, finaliza Thelma.

Para a assistente social da Ofebas, Christiane Moura, os projetos desenvolvidos são de extrema importância tanto para as entidades quanto para as pessoas que procuram a Ofebas de maneira direta. ‘Nós orientamos os atendidos sobre seus direitos, promovendo o acesso à informação, a serviços, educação, saúde, estilo de vida. E isso ajuda a mudar a vida de quem precisa.‘

Clube de Descontos

Uma novidade da Ofebas é que, além de contar com a assistência funerária, a organização oferece aos associados o “Clube de Descontos”, uma plataforma on-line com descontos e parcerias exclusivas em diversos estabelecimentos e sem a necessidade de acumular pontos. Os benefícios estendem-se, inclusive, aos bichinhos de estimação, que cada vez mais se tornam parte da família brasileira.

Entre os benefícios estão cupons de desconto de até 60% em diversos serviços disponibilizados por uma rede com mais de 200 parceiros (nacionais e locais); campanhas promocionais mensais; sorteios bimestrais e conteúdos gratuitos.

Para conhecer mais sobre o clube de benefícios e seus parceiros, basta acessar o link clubededescontos.ofebas.org.br.

Planos Pró Family

Com os Planos Pró Family é possível ter acesso aos serviços funerários, além de assistência familiar com benefícios em vida, inclusive para o pet, em diversos estabelecimentos parceiros. Também são disponibilizadas locações de bengalas, muletas, cadeira de rodas e de banho e camas hospitalares com o pagamento de uma pequena taxa de manutenção para os associados.

O Plano Pró Life conta com serviço de cremação para até oito pessoas, sem limite de idade. O Plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o Plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.

Além disso, a Ofebas tem a “Campanha Indique um Amigo”. Associados que indicam um amigo para fazer o plano da organização ganham 3 mensalidades do Pro Family pagas pela empresa, caso o contrato seja fechado.

Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo.

Galeria

Confira a galeria de fotos