Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Ofebas investe em preservação ambiental e mudança de hábitos

Organização toma medidas para cooperar com a conservação da natureza e ajudar na reciclagem de materiais

11 de Junho de 2022 às 23:23
Kally Momesso [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com a crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) vem-se mobilizando, cada vez mais, para implementar e incentivar ações ecológicas.

Entre elas, estão medidas para tratar a sustentabilidade como parte da cultura organizacional entre os colaboradores, além das ações comprometidas com o ecossistema sorocabano.

Com mudanças simples de hábitos, é possível reduzir o número de materiais descartados no meio ambiente. Isso porque grande parte dos materiais é composto por elementos que levam muito tempo para completar o processo de decomposição. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, um copinho de plástico, por exemplo, leva em torno de 200 a 450 anos para decompor-se.

A gente sempre entrega um kit de boas-vindas para quem começa a trabalhar aqui, Patrícia Peixoto. - DIVULGAÇÃO
A gente sempre entrega um kit de boas-vindas para quem começa a trabalhar aqui, Patrícia Peixoto. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Pensando nisso, a Ofebas vem incentivando seus colaboradores a adotarem copos reutilizáveis no dia a dia. O copo é entregue para cada funcionário no momento em que ingressa na organização, como conta a gerente geral da instituição, Patrícia Peixoto.

“A gente sempre entrega um kit de boas-vindas para quem começa a trabalhar aqui. Uma das coisas que compõem esse kit é o copo plástico reutilizável, para que o colaborador possa usar na empresa e levar para onde desejar”.

Além disso, a funerária busca adaptar todos os seus ambientes, interno e externo, para atender às demandas sustentáveis, instalando lixeiras para coleta seletiva. “Nós temos contêineres internos para fazer a separação do lixo orgânico e do reciclado. Também estamos no processo para instalação de placas fotovoltaicas [para fornecer energia solar] e contamos com uma caixa, de aproximadamente 35 mil litros, que armazena água da chuva. É essa água que usamos para lavar os carros e regar as plantas, por exemplo”, explica a gerente.

Coleta de eletrônicos e bitucas de cigarro

A funerária busca adaptar todos os seus ambientes para atender às demandas sustentáveis, como lixeiras para coleta seletiva e recolhimento de bitucas de cigarro. - DIVULGAÇÃO
A funerária busca adaptar todos os seus ambientes para atender às demandas sustentáveis, como lixeiras para coleta seletiva e recolhimento de bitucas de cigarro. (crédito: DIVULGAÇÃO)

As iniciativas ecológicas da Ofebas estendem-se para a coleta de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes etc. Isso porque é necessário um cuidado especial para realizar o descarte regular desses materiais, que podem acarretar em contaminação do meio ambiente e gerar impactos negativos diretos ao ser humano.

Devido à presença de metais pesados, esse lixo gera danos ao meio ambiente por meio da contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Além disso, o lixo em excesso reduz o tempo de vida dos aterros sanitários. Por consequência, os danos à saúde são diversos, podendo levar à contaminação por chumbo, bário, mercúrio, entre outros. Sendo assim, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba oferece-se como ponto de coleta dos resíduos eletrônicos na cidade.

As bitucas de cigarro também são danosas ao meio ambiente por conta da quantidade de substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e os rios. Para minimizar isso, a funerária realizou a contratação da empresa Poiato Recicla, responsável por instalar coletores e, posteriormente, reciclar a bituca.

A funerária busca adaptar todos os seus ambientes para atender às demandas sustentáveis, como lixeiras para coleta seletiva e recolhimento de bitucas de cigarro. - DIVULGAÇÃO
A funerária busca adaptar todos os seus ambientes para atender às demandas sustentáveis, como lixeiras para coleta seletiva e recolhimento de bitucas de cigarro. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Segundo o idealizador do projeto, Marcos Poiato, de 60 anos, a empresa realiza a gestão de resíduos dos cigarros. Tudo começa com a disponibilização de caixas coletoras por meio de contrato pago pela empresa. Depois, são realizadas coletas periódicas. O processo de reciclagem, conforme ele, tem tecnologia 100% nacional, é patenteada e desse resíduo acaba sendo produzido papel artesanal. Além disso, existe a promoção de mobilização social por meio de palestras e intervenções educativas para os colaboradores das empresas parceiras.

Nas 82 cidades atendidas pelo projeto, Poiato calcula a coleta de uma tonelada de bitucas por mês. Dessa forma, ele avalia como muito importante que a população e os gestores tomem consciência dos malefícios do cigarro. “A gente tem de trabalhar a consciência da população e dos gestores. Nós precisamos dividir responsabilidades”. Ele continua: “O ideal era que as pessoas não fumassem por conta dos impactos para a saúde. Mas, enquanto não param, é importante fazer a destinação correta das bitucas”.

Semeando o bom senso

Para a gerente geral da Ofebas, toda organização social nasce para conscientizar gerações. “A questão ambiental é um ciclo de educação importante para que a gente consiga garantir nossa qualidade de vida e das gerações futuras. Nós temos a obrigação de educar aqueles que são nossos [colaboradores, filhos, família, amigos], para que eles possam levar adiante essa educação, resultando em um futuro melhor e mais sustentável. Nós sabemos que é um processo lento, mas necessário”, diz Patrícia.

A Ofebas está preparada para atender os desejos de quem quer uma despedida respeitando a natureza. - DIVULGAÇÃO
A Ofebas está preparada para atender os desejos de quem quer uma despedida respeitando a natureza. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Partindo da semente da preservação da natureza plantada na mente de cada colaborador, a funerária busca restaurar o meio ambiente com diversas ações, como o plantio de 234 mudas de árvores nativas que aconteceu em fevereiro, às margens do Pirajibú-Mirim, no Jardim Nathália, em Sorocaba.

As mudas e os insumos foram disponibilizados pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Sorocaba.

A iniciativa contou com a participação de colaboradores, familiares, associados da Ofebas e demais pessoas interessadas.

“Esse plantio não foi uma ação isolada. Já realizamos outras vezes, assim como já doamos algumas mudas para nossos clientes em datas comemorativas, como na semana mundial do meio ambiente”, relembra Patrícia.

Cremação e as urnas ecológicas

No momento de luto, também pode ser respeitado o desejo de uma despedida mais ecológica. Nesse sentido, a cremação pode ser uma opção menos agressiva ao meio ambiente. Dessa forma, a entidade funerária também oferece meios de se realizar cerimônias personalizadas e proporcionar uma despedida ao ente querido de forma sustentável.

A Árvore da Vida ou Cremação Ecológica são alguns dos nomes dados a uma prática que propõe utilizar as cinzas pós-cremação para o plantio de uma muda de árvore. As cinzas são colocadas dentro de urnas especiais Hidro&Ecológicas, que são biodegradáveis e próprias para receber uma semente. Em seguida, é feito o plantio e, após um tempo, a semente começa a germinar e a crescer. Essa é uma forma de perpetuar a lembrança por meio do cultivo de uma nova vida.

Quem decide espalhar as cinzas no mar, em rios ou em lagos também pode optar pelas urnas Hidro&Ecológicas, que são hidrossolúveis. Basta dispor a urna no local desejado e ela irá dissolver-se em até duas horas. Todo o material, incluindo a alça, é biodegradável e não causa impactos ambientais.

Clube de Descontos

Uma novidade da Ofebas é que, além de contar com a assistência funerária, a organização oferece aos associados o “Clube de Descontos”, uma plataforma on-line com descontos e parcerias exclusivas em diversos estabelecimentos e sem a necessidade de acumular pontos. Os benefícios inclusive estendem-se aos bichinhos de estimação, que cada vez mais estão-se tornando parte da família brasileira.

Entre os benefícios estão cupons de desconto de até 60% em diversos serviços disponibilizados por uma rede com mais de 200 parceiros; campanhas promocionais mensais; sorteios bimestrais e conteúdos gratuitos.

Para conhecer mais sobre o clube de benefícios e seus parceiros, basta acessar o link do Clube de Descontos da Ofebas na internet.

Planos Pró Family

Além de contar com assistência funerária, a organização oferece aos associados o "Clube de Descontos". - DIVULGAÇÃO
Além de contar com assistência funerária, a organização oferece aos associados o "Clube de Descontos". (crédito: DIVULGAÇÃO)

Com os Planos Pró Family é possível ter acesso aos serviços funerários, além de assistência familiar com benefícios em vida, inclusive para o pet, em diversos estabelecimentos parceiros. Também são disponibilizadas locações de bengalas, muletas, cadeira de rodas e de banho e camas hospitalares com uma pequena taxa de manutenção para os associados.

O plano Pró Life conta com serviço de cremação para até oito pessoas sem limite de idade. O plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.

Ao ser uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial, a Ofebas desenvolve diversas ações sociais no município. Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos