Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Entenda o que são os benefícios em vida oferecidos pelos planos funerários

08 de Maio de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
A organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) possui unidades em Votorantim e Sorocaba.
A organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) possui unidades em Votorantim e Sorocaba. (Crédito: Divulgação)

Além da assistência funerária no momento mais doloroso, os planos de assistência familiar funerária oferecem vários benefícios em vida. Na Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), a cobertura do Plano Pró Family é extensa e inclui descontos e vantagens em estabelecimentos parceiros da área da saúde, educação, cultura, esporte, lazer e comércio geral nas cidades de Sorocaba e Votorantim.

Também existe a possibilidade de locação de equipamentos a convalescentes com uma pequena taxa de manutenção (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas etc.); assistência residencial (serviços de chaveiro e reparos elétricos e hidráulicos); serviço de ambulância 24 horas e seguro de vida. Os associados ainda concorrem a sorteios mensais pela Loteria Federal, além de terem direito à assistência funerária.

A organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) possui unidades em Votorantim e Sorocaba. - Divulgação
A organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) possui unidades em Votorantim e Sorocaba. (crédito: Divulgação)

Por conta da rede credenciada de parceiros, os beneficiários do plano funeral da Ofebas têm direito a consultas médicas que podem garantir economia. Uma consulta particular que poderia sair no valor de R$ 400 pode ser reduzida para a partir de R$ 50 com o benefício.

A Ofebas entende que cuidar da família é um ato que deve ser feito em diversas situações. Ricardo Vieira de Almeida é um dos associados que, devido a um momento delicado da vida, está recebendo o suporte da organização.

Ricardo Vieira de Almeida é um dos associados que está recebendo o suporte da organização. - Divulgação
Ricardo Vieira de Almeida é um dos associados que está recebendo o suporte da organização. (crédito: Divulgação)

Ele contraiu Covid-19 em 2021 e precisou ficar 42 dias internado. Desses 42, por 26 dias ele passou entubado. “Perdi 30 quilos de massa muscular. Fiquei bem debilitado. Saí do hospital paraplégico”, conta.

Apesar do seu convênio de saúde ter disponibilizado os cuidados ‘home care’, com atendimento de fisioterapia em casa, os equipamentos especiais teriam de ser custeados pelo Ricardo. “É muito caro comprar os equipamentos que necessitamos durante o período de recuperação, como cama hospitalar, cadeira de rodas, de banho, andador. Mas, todos esses equipamentos, consegui usar por intermédio da Ofebas”, lembra Ricardo.

O associado ainda elogia o atendimento da Ofebas. “Todos os equipamentos são de excelente qualidade, bem cuidados, praticamente novos”.

Durante o processo de recuperação, Ricardo passou por uma cirurgia por causa de uma necrose no fêmur e, por isso, ainda permanece utilizando alguns equipamentos que o auxiliam a andar. “Permaneço usando alguns equipamentos, como o andador. Vou pegar também a cadeira de rodas, porque ela oferece mais praticidade pra gente na hora de sair, de ir ao shopping ou ao mercado, por exemplo”, afirma ele.

Clube de Descontos

A Ofebas está lançando um clube de benefícios, por meio de uma plataforma on-line, que oferece descontos e convênios exclusivos para os associados em diversos estabelecimentos, sem a necessidade de acumular pontos. Entre os benefícios estão: cupons de desconto de até 60% em diversos serviços disponibilizados por uma rede com mais de 200 parceiros; campanhas promocionais mensais; sorteios bimestrais; conteúdos gratuitos; clube de revistas e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Para conhecer mais sobre o clube de benefícios e seus parceiros, basta acessar https://clubededescontos.ofebas.org.br/.

Gerente geral, Patrícia Peixoto: a intenção da organização é oferecer cada vez mais benefícios em vida aos associados. - Divulgação
Gerente geral, Patrícia Peixoto: a intenção da organização é oferecer cada vez mais benefícios em vida aos associados. (crédito: Divulgação)

Conforme afirma a gerente geral, Patrícia Peixoto, a intenção da organização é oferecer cada vez mais benefícios em vida aos associados. “Desejamos que as pessoas se cuidem; passem a se olhar com mais amor e cuidado. Tenham a preocupação com saúde, cultura e lazer, por exemplo, para que isso proporcione uma qualidade de vida melhor. A proposta da Ofebas é sempre agregar valor aos serviços e benefícios que oferece às pessoas”, explica Patrícia.

Assistência funerária

Sala de velório da Ofebas. - Divulgação
Sala de velório da Ofebas. (crédito: Divulgação)

Além dos benefícios em vida, o plano de assistência familiar funerária também busca acolher as famílias enlutadas no momento de fragilidade. A Ofebas, segundo Patrícia, está atenta aos detalhes que possam, de algum modo, amenizar a dor das famílias. Tranquilidade, economia e segurança são alguns dos pilares oferecidos por um plano funeral no período de luto.

O momento de despedida ao ente querido pode ser carregado de emoções diversas, além da sensação de desamparo. Nesse sentido, cabe à funerária preparar sua equipe para um atendimento acolhedor e assistencial. Com o Pro Family da Ofebas, o associado realiza sua despedida com uma dose de sensibilidade e sem se preocupar com as questões burocráticas.

Registro de óbito perante o Cartório de Registro Civil, urnas, ornamentação (com mantas de tecido e/ou flores), carro para translado fúnebre, disponibilização de salas de velório, montagem de paramentos (de acordo com o credo religioso) são alguns dos detalhes cuidados pelo próprio plano contratado.

Ações sociais

Uma das ações realizadas recentemente pela funerária foi a campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor - CEC Jacutinga. - Divulgação
Uma das ações realizadas recentemente pela funerária foi a campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor - CEC Jacutinga. (crédito: Divulgação)

A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos. Dessa forma, fazer parte dos associados significa contribuir para que a organização possa manter as ações sociais ativas. “Nós, aqui da Ofebas, reconhecemos a importância das redes de relacionamento para fortalecer e promover o desenvolvimento humano. Buscamos, através das nossas ações, mudar um pouquinho as perspectivas de vida das pessoas envolvidas. Atuamos engajando desde os nossos colaboradores, parceiros e até fornecedores e associados em busca do despertar da consciência social do ser humano”, enfatiza a gerente geral, Patrícia.

Uma das ações realizadas recentemente pela funerária foi a campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor - CEC Jacutinga. O projeto atende crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, em contraturno escolar, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Foi durante uma campanha de doação de material escolar, realizada em fevereiro, que a equipe da Ofebas percebeu a carência da estrutura da casa em que eles são atendidos.

“A Ofebas, em uma visita ao nosso espaço, percebeu o quanto as crianças precisavam de um lugar mais aconchegante e confortável. Sendo assim, eles começaram a missão: engajaram doadores, conseguiram verbas e, assim, reformaram o telhado (quando chovia, molhava tudo dentro); concretaram o quintal que até então era de terra (as crianças brincavam e faziam atividade ali mesmo por falta de opção e recursos); e aumentaram o espaço coberto, proporcionando para as nossas crianças um lugar maior e mais seguro”, conta a arte educadora do CEC, Janete Costa da Silva. “Vou ser sempre grata”, complementa.

Uma das ações realizadas recentemente pela funerária foi a campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor - CEC Jacutinga. - Divulgação
Uma das ações realizadas recentemente pela funerária foi a campanha para refazer o telhado e o concreto da área de convívio da Pastoral do Menor - CEC Jacutinga. (crédito: Divulgação)

No leque de projetos socioassistenciais da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba está incluso o assessoramento técnico, evento gratuito realizado todos os anos com o objetivo de qualificar entidades para aplicar projetos sociais.

Ainda há o projeto ‘Continuar a Viver’. Nele, as famílias enlutadas de baixa renda que são assistidas gratuitamente pelo projeto saem da funerária com encaminhamentos às redes de serviço, além de ser oferecido acompanhamento psicológico para ajudar a lidar com a perda do ente querido. O objetivo é orientar as famílias sobre garantias de direitos, bem como conduzi-las aos próximos passos após a perda do ente querido.

O “Continuar a Viver” foi reconhecido pelo Selo Social, uma certificação concedida aos que demonstram compromisso social, atuando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento sustentável. O Instituto Selo Social atua na mobilização dos setores público, privado e da sociedade civil.

Para a gerente geral da Ofebas, sempre é possível fazer um pouco mais para contribuir com a sociedade. “É como dizem, o que pode ser pouco para nós é muito para quem recebe. São pequenas atitudes que transformam o mundo. E ajudar, doar, ser ponto de apoio, faz bem para nós enquanto ser humano. Isso nos enobrece, é o que dá sentido à vida e a nossa existência”, finaliza Patrícia. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos